Uma das festas mais comemoradas nos EUA é, sem sombra de dúvidas, o Halloween! Todo mundo sabe o que rola: casas inteiras enfeitadas, distribuição de doces, fantasias (horripilantes ou não!) e muitas festas.

Você também já deve ter visto na aula de inglês que a celebração remonta às festas celtas e o termo vem de All Hallows Eve. Acredita-se que, nessa noite, a divisa entre o mundo dos vivos e o dos mortos cai, deixando que as criaturas passem para o nosso lado… assim, fica fácil entender de onde vêm tantos fantasmas e esqueletos, sem falar dos vampiros e morcegos!

Mas será que você sabe de onde vêm os principais símbolos do Halloween, como o Jack-o’-lantern e as bruxas?

Jack-o’-lanterns esculpidas para uma decoração sombria

Na verdade, muitos dos símbolos do Halloween apenas refletem os medos de uma época muito longínqua quando muitos fatos sobre o mundo eram desconhecidos e as explicações vinham de histórias fantásticas, como a figura da bruxa, na Idade Média.

Já o famoso Jack-o’-lantern tem uma história um pouco mais assustadora. Após ter enganado o diabo, Jack foi condenado a vagar pelo limbo PARA SEMPRE, apenas com uma brasa para iluminar seu caminho. Ele a colocou dentro de um nabo oco, criando uma espécie de lanterna. Isso mesmo! Originalmente, não havia nenhuma abóbora nessa história. Isso porque, na Irlanda, os nabos eram encontrados em abundância, mas na América, os imigrantes perceberam que havia muitas abóboras disponíveis para as decorações!

O fato é que, atualmente, a data se tornou uma celebração tão divertida quanto assustadora e o que vale é curtir o dia (e principalmente a noite)!