Na segunda parte da nossa jornada, nós vamos explorar o Velho Continente! A disposição geográfica e as facilidades da Zona do Euro tornaram a Europa um dos destinos preferidos para quem faz mochilão. Você consegue visitar um grande número de países, encontrar uma diversidade enorme de culturas e, tudo isso, gastando pouco (ou bem menos do que seria em comparação com outras viagens pelo mundo).

Criar um roteiro pela Europa pode parecer impossível. Você tem infinitas possibilidades e o céu é o limite! Mas não se preocupe, nós vamos ajudar com algumas dicas para dar inspiração a você.

A primeira coisa que você deve considerar é a época do ano em que pretende viajar. A Europa reserva uma experiência diferente a cada estação! Se quiser aproveitar as praias paradisíacas do Mediterrâneo, não dá pra ir no inverno, não é? Se você deixar de visitar um lugar, não se chateie. Você vai ter outras oportunidades para voltar!

Depois de selecionar as cidades, monte um roteiro priorizando a locomoção entre elas, otimizando o seu tempo. Viajar de trem é um dos charmes do mochilão pela Europa, mas nem sempre é possível fazer essa conexão. Leve em consideração o tempo para chegar nos aeroportos e estações de trem.

Outro ponto importante é sobre o visto. Na regra geral, brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa, desde que a viagem dure menos de 90 dias. Contudo, você passará pela imigração ao chegar e é lá que o agente decidirá sobre o seu ingresso. Países que integram o Acordo de Schengen possuem livre circulação entre si, por isso, você não precisa passar pela imigração a cada entrada/saída.

Lembre-se também que, na maioria dos países, você pode usar o euro. O que não acontece no Reino Unido, por exemplo. Mesmo antes do Brexit, pouquíssimos lugares aceitavam a moeda unificada e você tinha que trocar o seu dinheiro por libras. Verifique esse tipo de detalhes antes de viajar!

Os roteiros mais badalados incluem as principais cidades europeias, como Lisboa, Paris, Amsterdam, Roma, Bruxelas, Praga, Budapeste, Viena, Veneza, Madri, Atenas, Santorini e Milão. Montamos um roteiro divertido para você se inspirar! Vem que está na hora do embarque.

Barcelona - Berlim - Londres

Reserve 3 dias para ficar em Barcelona. Claro que você sempre tem o que fazer se quiser ficar mais, mas esse tempo é suficiente para aproveitar o que a cidade tem de melhor! Não deixe de visitar a praia Barceloneta, passear pelas Ramblas e Praça da Catalunya. O Bairro Gótico também reserva pérolas escondidas em suas ruelas, como feiras, lojas e restaurantes charmosos, além de bares e baladas! No estilo mais turistão clássico, visite A Sagrada Família e o Parc Güell. Assim como o Museu Nacional d'Art de Catalunya e o Castelo de Montjuïc.

Já em Berlim, não deixe de desbravar todos os bairros! Você pode reservar pelo menos 5 dias do roteiro. Eles podem não ser suficientes, mas vale tentar. Uma das cidades mais queridas da Europa, a capital da Alemanha é um verdadeiro caldeirão com diversas tribos coexistindo. Você certamente encontrará o programa ideal para fazer. Nossas dicas? Não deixe de visitar o Sony Center (e a Postdamer Platz), o parque Tiergarten e os Portões de Brandenburgo.

É importante aproveitar a ocasião e visitar os monumentos relacionados à 2ª Guerra Mundial, como o Memorial do Holocausto e os pedaços remanescentes do muro de Berlim. Hoje, a única parte do muro que continua de pé em sua localização original funciona como uma galeria de arte a céu aberto - a East Side Gallery!

Ao chegar na casa da Rainha Elizabeth, você perceberá que a cidade é extremamente cosmopolita e plural! Dedicar mais dias (7 ou 8) de sua viagem para Londres é uma ótima ideia e você pode precisar de mais tempo para aproveitá-la melhor.

Visite os famosos pubs e a London Eye - a roda gigante com uma vista espetacular da cidade! Londres também abriga um museu do Sherlock Holmes em seu endereço original, na Baker Street. Lá você também poderá conhecer o Hyde Park, o Palácio de Buckingham e até a Plataforma 9 ¾ na estação King’s Cross. Aliás, Londres tem tantas coisas para se fazer que um post não seria suficiente para cobrir tudo!

Se você está em dúvida sobre o que fazer em cada lugar, procure dicas com os amigos, veja na internet, nas redes sociais... Muitas destas cidades possuem sites indicando os principais pontos para se visitar. O importante é tomar suas decisões com antecedência para poder expandir cada vez mais os seus horizontes.