Se você perguntar para qualquer estrangeiro qual é a festa mais famosa do Brasil, as chances da resposta ser Carnaval são enormes! Mas, ainda assim, temos outra comemoração tão grande e igualmente típica - a Festa Junina, ou June Festivals, em inglês.

Considerada a celebração favorita de muitos brasileiros, chegou a hora de fazer justiça e apresentar para o mundo o que a Festa Junina tem de tão especial: ou seja, todas as comidas, bebidas e brincadeiras!

A primeira coisa que precisamos saber ao explicar a festa para quem não conhece é que, apesar de ser bem brasileira, existem outras versões pelo mundo.

Todas elas dividem algumas características, como as bonfires e as raízes religiosas: nos povos anglo-saxões, a festa tem origem pagã; já nos países cristãos, ela passou a ser conhecida como Feast of St. John, celebrando o apóstolo de Cristo. Em parte do Brasil, inclusive, a Festa Junina é realmente conhecida como Festa de São João.

Apesar de haver tantas outras versões, nenhuma outra tem o gostinho especial da nossa, que exala brasilidade, seja nas comidas ou nos ritmos!

 

Podemos dizer que as nossas quermesses são parecidas com as county fairs americanas. Ou com o famoso Winter in Wonderland que acontece em Londres, quando o Hyde Park recebe barracas de comidas, bebidas e brincadeiras - como o ring game (jogo da argola).

Outro ponto que temos que destacar é a quantidade de comidas deliciosas e típicas que são servidas, como hot dogs (cachorros-quentes), barbecue (churrasco), candy apple (maçã doce), corn on the cob (milho cozido), peanut brittle (pé de moleque), rice pudding (arroz doce), Brazilian coconut candy (cocada) e Brazilian fried pastry (pastel). Além, é claro, da bebida da estação: o mulled wine (vinho quente)!

A diferença com o Carnaval também está nas músicas e danças! Essa é a oportunidade perfeita para o seu amigo gringo conhecer a country music e a folk music nacionais. Tente ensiná-lo a square dance (quadrilha), com direito ao “caminho da roça”, “olha a cobra” e “a ponte quebrou”.

A verdade é que os nossos June Festivals são muito mais do que simples festas. A Festa Junina é uma união de sensações, sentimentos e sabores brasileiros!

 

Vem pra Fisk!

Aprender um novo idioma é uma aventura cultural! Tudo o que você precisa para expandir seus conhecimentos linguísticos é a sua determinação, um método eficaz e muito contato com o idioma que você deseja aprender! Nós desenvolvemos as melhores ferramentas para que você atinja seu potencial ao máximo. Saiba mais sobre nossos cursos e procure nossa unidade mais próxima!