59 anos e muita história para contar!

Uma das maiores redes de ensino do mundo, tem que ter também uma das histórias mais marcantes do mundo.

Como tudo começou

Em 1950 Richard Fisk veio ao Brasil visitar seu irmão, que trabalhava no Consulado Americano de São Paulo. Richard gostou tanto da cidade que resolveu ficar.

Começou a lecionar inglês e, em 1951, passou a ministrar aulas na TV Tupi, a primeira emissora da América Latina, e na TV Rio. Em pouco tempo, os negócios prosperaram e Richard decidiu criar seu próprio método.

Como tudo começou

Sensível às dificuldades dos alunos brasileiros, desenvolveu material didático próprio com base nas diferenças entre estruturas gramaticais das duas línguas e criou uma maneira de apresentação dessa estrutura mais ordenada do que a dos livros existentes até então. Sua ideia foi um sucesso imediato e, com os primeiros resultados positivos, ele pode abrir sua própria escola em 1952, localizada no bairro da Bela Vista em São Paulo e começou a funcionar com 60 alunos.

Richard virou Mr. Fisk, naturalizou-se brasileiro e transformou a pequena escola, instalada em um sobrado alugado na região central da cidade, em uma verdadeira potência.

Metodologia Fisk

Em 1960 a fama e a eficiência do método Fisk chegaram a outros estados surgindo, assim, um grande interesse em novas parcerias. Foram tantos os interessados em utilizar o método FISK que, por volta de 1962, iniciou-se o atualmente chamado sistema de franquias, sendo que os primeiros contratos foram feitos na base do “aperto de mão”.

Expansão da marca Fisk

Durante os anos 70, Mr. Fisk já possuía mais de 15 escolas que eram administradas por ele e por sua ex-esposa, Zélia de Toledo Piza. Enquanto Zélia encarregava-se da área administrativa, Mr. Fisk se responsabilizou pelas áreas comercial e pedagógica, buscando pontos para a instalação de novas unidades, supervisionando todas as operações e, também, fazendo programas de TV.

Expansão da marca Fisk

Foram 25 anos de sucesso na televisão. Mr. Fisk gravava programas de televisão em várias cidades, como Goiânia, Recife, Porto Alegre, entre outras. Seus programas eram divididos em duas partes; a primeira era de conversação com um tradutor ao lado e a segunda era para ensinar letras de músicas. Como Mr. Fisk recebeu uma grande quantidade de cartas solicitando essas letras, ele teve a ideia de lançar os famosos folhetos que continham as letras e as traduções dessas músicas.

Do Brasil para o mundo

Em 1988, a Fisk comemorou 30 anos com seu 1º Congresso Internacional na cidade do Rio de Janeiro. Participaram desse encontro franqueados de toda a rede, que já contava com aproximadamente 400 unidades espalhadas pelo Brasil. Nessa época, a Fisk passou a despertar o interesse de outros países da América Latina, foi quando Buenos Aires, capital da Argentina, tornou-se a sede da primeira "Escuela Fisk"

Fundação Richard Hugh Fisk

A partir dos anos 90, a Fisk se fez mais presente nos veículos de comunicação, principalmente na mídia televisiva por meio de patrocínios esportivos. Também nesse período foi instituída a Fundação Richard Hugh Fisk, garantindo, dessa forma, o futuro dos franqueados e dos funcionários e a continuidade da marca.

Fundação Richard Hugh Fisk

Em 25 de agosto de 1997, em reconhecimento aos serviços relevantes que prestou à cultura e à educação, Mr. Fisk foi homenageado como Cidadão do Estado do Rio de Janeiro no Plenário da Assembleia Legislativa.

O Centro de Ensino mais premiado

Em 15 de outubro de 2003, Richard Fisk recebeu o título de Cidadão Paulistano ao mesmo tempo que sua fundação recebia prêmios, como Selo de Excelência em Franchising e Franqueadora do Ano entre outros.

O Centro de Ensino mais premiado

Fisk deixa de ser apenas uma escola de idiomas. Incorpora os cursos de Informática e de Português para Brasileiros e torna-se um centro de ensino cada vez mais competitivo a fim de atender a demanda e as necessidades do público que, em busca de conhecimento, aderiu aos novos cursos e continua fazendo da rede um grande sucesso.

A Fisk vem se destacando como o melhor centro de ensino do Brasil, com cursos dinâmicos, professores atualizados e método de ensino moderno e inovador, além de toda a estrutura de apoio aos alunos e franqueados. Atualmente possui cerca de 1.000 unidades em funcionamento espalhadas por todos os estados e pelas principais cidades brasileiras, além de unidades em Angola, Argentina, Japão, Paraguai e Bolívia.

Com metodologia própria, as escolas da rede Fisk oferecem cursos de Inglês, Espanhol, Português para Brasileiros e Informática; promovem intercâmbios para Canadá e Argentina e aplicam exames de certificações internacionais como TOEIC®, TOEFL® ITP e TOEFL® iBT.

A Fisk é a única franqueadora da área de educação que recebeu duas vezes o título de Franqueadora do Ano da Associação Brasileira de Franquias (ABF). São mais de 15 milhões de pessoas que já estudaram na Fisk e a consagraram como um dos maiores centros de ensino do mundo. Prestes a comemorar 60 anos de uma história de sucesso e aos 94 anos de idade, Mr. Fisk só tem a agradecer a todos que o ajudaram e ainda o ajudam nessa trajetória de trabalho e sucesso, pois ele sente orgulho em poder dizer: “Muito obrigado, Brasil! ”.

Prêmio e reconhecimentos

A Fisk, como um renomado centro de ensino, adquiriu e vem adquirindo muitos prêmios em reconhecimento ao trabalho sério e de comprometimento com seus alunos e franqueados.
Prêmio 5 Estrelas

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Ed. Globo.

2017
Melhor Franquia do Brasil

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Ed. Globo.

2017
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2017
Personalidade do Franchising Brasileiro - Mr. Fisk

Homenagem ABF Associação Brasileira de Franchising.

2016
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2016
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2015
Prêmio de Melhor Franquia do Brasil

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Ed. Globo.

2015
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2014
Prêmio TOP Educação

Escolas de Idiomas

2013
Prêmio TOP 25

Grupo Bittencourt

2013
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2013
Prêmio TOP Educação

Escolas de Idiomas

2012
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2012
Melhor Franquia do Brasil

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Ed. Globo.

2012
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2011
Prêmio de Melhor Franquia do Brasil

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Ed. Globo.

2010
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2010
Top of Mind A Tribuna

Marca mais lembrada no segmento de escolas de idiomas.

2010
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2009
Top of Brands

Universidade Metodista do ABC.

2009
Prêmio de Melhor Franquia do Brasil

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Ed. Globo.

2008
Prêmio Franqueador do Ano

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2008
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2008
Top of Mind A Tribuna

Marca mais lembrada no segmento de escolas de idiomas.

2008
Top of Mind Diário do Grande ABC

Marca mais lembrada no segmento de escolas de idiomas.

2008
Prêmio Quality Brasil

Sociedade Brasileira de Educação e Integração.

2007
Top of Brands

Universidade Metodista do ABC.

2007
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2007
Prêmio Homem do Ano - Bruno Caravati

Destaque na área empresarial e social, AVB Produções.

2007
Top de Qualidade

Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade.

2007
Top of Mind Diário do Grande ABC

Marca mais lembrada no segmento de escolas de idiomas.

2007
Prêmio 5 Estrelas

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Ed. Globo.

2006
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2006
Top of Brands

Universidade Metodista do ABC.

2006
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2005
Top of Mind A Tribuna

Marca mais lembrada no segmento de escolas de idiomas.

2005
Top of Mind Diário do Grande ABC

Marca mais lembrada no segmento de escolas de idiomas.

2005
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2004
Selo de Excelência em Franchising

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2003
Prêmio Franqueador do Ano

ABF Associação Brasileira de Franchising.

2003