Quando o mercado está altamente competitivo, seja devido à escassez de vagas, seja por causa do aumento na procura por determinadas áreas de trabalho, torna-se mais desafiador entrar nele. Para isso, o seu currículo precisa se destacar. Afinal, uma única vaga pode atrair dezenas de candidatos.

Então, vamos analisar minuciosamente as principais características que o seu currículo deve apresentar para aumentar as suas chances.

 

1. Garanta uma boa formatação

O profissional responsável pela contratação costuma tomar suas primeiras decisões através de uma breve observação do currículo. Isso significa que se ele parecer profissional visualmente, você também será visto como tal.

Lembre-se de que a formatação profissional não é apenas uma questão de aparência, mas também de comunicação eficaz. Um recrutador experiente automaticamente fará essa conexão: se alguém não consegue se apresentar bem no papel, será que conseguirá fazê-lo pessoalmente?

Nesse contexto, a comunicação envolve a capacidade de apresentar suas experiências e habilidades de maneira clara, usando uma linguagem de fácil compreensão.

Não há problema em buscar modelos profissionais de currículos na internet para obter inspiração, caso precise de ajuda. No entanto, use-os de acordo com suas próprias necessidades. Ah! E nunca invente informações apenas para preencher espaços, em nenhuma circunstância.

 

2. Defina os seus objetivos de carreira

Um currículo adequado começa com objetivos bem definidos. Coloque-os de forma clara no topo da página. Essa declaração deve ser direta e indicar ao empregador o que você busca ao se candidatar à vaga. Aqui estão algumas dicas:

Seja específico - Discrimine o cargo ou setor em que deseja trabalhar.

Seja conciso - Use, no máximo, uma ou duas frases. Os empregadores geralmente revisam currículos rapidamente; portanto, ser sucinto é fundamental.

Evite objetivos genéricos - Frases como "Procurando crescimento profissional" ou "Em busca de novas oportunidades desafiadoras" devem ser evitadas. Essas afirmações são muito genéricas e não acrescentam valor ao seu currículo.

Isso não apenas ajuda os empregadores a entenderem suas intenções, mas também torna mais fácil para eles identificarem se você é o candidato certo para a vaga. Lembre-se de que seu objetivo deve refletir genuinamente suas aspirações de carreira e como você pode contribuir para a empresa em questão.

 

3. Destaque suas conquistas

Uma maneira eficaz de fazer isso é enfatizar suas conquistas ao longo da carreira. Em vez de simplesmente listar suas responsabilidades anteriores, concentre-se em mostrar como você fez a diferença e acrescentou valor às organizações nas quais trabalhou. Aqui estão algumas estratégias:

Use números e dados - Sempre que possível, quantifique suas realizações. Por exemplo, ao invés de dizer "Gerenciei projetos de sucesso", você pode afirmar "Gerenciei mais de 10 projetos, resultando em um aumento de 20% na eficiência operacional".

Evidencie o que é mais relevante - Se você tem uma longa história de trabalho, não é necessário incluir todas as suas realizações estratégias: em vez disso, selecione aquelas que estão diretamente relacionadas à vaga para a qual está se candidatando.

Contextualize - Não se limite a fornecer números; explique o contexto e o impacto de suas realizações. Por exemplo, "Aumentei as vendas em 30% em um ano, superando as metas de receita da empresa".

Lembre-se de que suas realizações são evidências tangíveis de seu desempenho e podem ser um fator decisivo na seleção de candidatos para a entrevista.

 

4. Personalize

Cada vaga de emprego é única, com requisitos e expectativas específicos. Aqui estão algumas estratégias para garantir que seu currículo seja relevante:

Analise a descrição da vaga - Estude cuidadosamente a descrição da vaga. Observe as palavras-chave, responsabilidades e habilidades que o empregador está buscando. Isso proporcionará uma visão clara do que é mais importante destacar.

Experiência mais relevante - Comece com o que é mais relevante para a vaga em questão. Concentre-se nas experiências que melhor demonstram suas habilidades e conquistas relacionadas à posição.

Evite currículos genéricos - Os recrutadores valorizam candidatos que demonstram interesse e comprometimento com a posição em questão.

A personalização não apenas mostra seu interesse na posição, mas também demonstra que você compreende as necessidades do empregador.

 

5. Inclua palavras-chave

Muitas empresas de grande porte utilizam sistemas de rastreamento de candidatos para gerenciar e filtrar currículos. Eles procuram por palavras-chave específicas para identificar candidatos que melhor se adequam à vaga. Aqui estão algumas dicas para o uso estratégico de palavras-chave:

Integre as palavras-chave - Certifique-se de incorporá-las de forma natural. Elas devem aparecer em seções relevantes, como no resumo profissional, na seção de habilidades, na descrição da experiência e até mesmo na seção de educação, quando aplicável.

Varie suas palavras-chave - Utilize sinônimos. Isso pode tornar seu currículo mais abrangente e atrativo para os sistemas de rastreamento de candidatos.

Não exagere - Evite sobrecarregar o currículo com palavras-chave em excesso, pois isso pode tornar a leitura menos agradável para os recrutadores humanos. Mantenha a naturalidade!

Encontre o equilíbrio certo entre as palavras-chave e a qualidade geral do seu currículo para se destacar da concorrência.

 

 

6. Evidencie sua capacitação

Uma seção de habilidades bem elaborada é uma ferramenta poderosa. Veja como criá-la:

Variedade e diversidade - Abranja diferentes aspectos de sua experiência profissional. Isso pode englobar habilidades técnicas, como programação ou design gráfico, bem como habilidades interpessoais, como liderança ou comunicação eficaz.

Priorize as habilidades de destaque - Coloque as mais relevantes e impactantes no topo da lista. No entanto, não deixe de listar outras habilidades.

Evidências e exemplos - Sempre que possível, explique como suas habilidades foram aplicadas com sucesso em experiências anteriores. Isso ajuda a dar substância às suas alegações e a mostrar aos empregadores o valor que você pode agregar.

Lembre-se de ser honesto sobre suas habilidades e esteja preparado para discuti-las durante uma entrevista.

 

7. Liste suas qualificações

A seção de educação e treinamento do seu currículo é crucial para evidenciar suas conquistas acadêmicas e demonstrar seu compromisso com a aprendizagem contínua. Aqui estão algumas dicas:

Ordem cronológica inversa - Liste suas qualificações educacionais e treinamentos, começando pelo mais recente e indo até o mais antigo. Isso ajuda os empregadores a visualizar claramente sua trajetória educacional.

Destaque conquistas relevantes - Concentre-se em diplomas, certificações e cursos diretamente relacionados à vaga que você está se candidatando. Por exemplo, se estiver buscando uma posição internacional, destaque diplomas e certificações pertinentes, como o TOEFL.

Descreva realizações acadêmicas - Se você recebeu prêmios acadêmicos, bolsas de estudo ou participou de projetos importantes, inclua essas realizações. Elas demonstram seu compromisso com a excelência.

Treinamentos e cursos extras - Além da educação formal, mencione treinamentos ou cursos adicionais que sejam relevantes para a vaga. Isso ressalta seu comprometimento com o desenvolvimento profissional.

Lembre-se de ser transparente e preciso ao listar suas qualificações acadêmicas. A seção de educação e treinamento é uma parte fundamental do seu currículo, pois mostra sua preparação e competência para a função que deseja desempenhar.

 

8. Consolide suas experiências profissionais relevantes

A seção de experiência profissional é uma parte crucial, onde você demonstra sua capacidade de aplicar suas habilidades em um ambiente de trabalho. Aqui estão algumas orientações para destacar sua experiência:

Agrupe empregos antigos - Se você tiver empregos antigos que não estão diretamente relacionados à vaga, agrupe-os sob uma única entrada para economizar espaço. Por exemplo, "Experiências Profissionais Anteriores" ou "Outras Experiências Profissionais".

Utilize verbos de ação - Por exemplo, "Gerenciei uma equipe de vendas de 10 pessoas" em vez de "Fui responsável por uma equipe de vendas de 10 pessoas".

Duração do emprego - Inclua as datas de início e término de cada posição para mostrar sua consistência e progressão na carreira.

Descrições concisas - Utilize frases curtas e claras. Os empregadores geralmente examinam currículos rapidamente.

Lembre-se de adaptar sua seção de experiência profissional para cada vaga específica, destacando as habilidades e realizações que são mais relevantes.

 

9. Ofereça referências

Incluir uma seção de referências disponíveis em seu currículo é uma prática comum que pode reforçar sua credibilidade profissional. Aqui estão algumas dicas:

Não é necessário detalhá-las - Adicione uma breve declaração, como "Referências disponíveis mediante solicitação”, no final do documento.

Preparação antecipada - Certifique-se de que suas referências estejam cientes de que você está em busca de emprego e que podem ser contatadas por possíveis empregadores.

Escolha com sabedoria - Selecione pessoas que possam falar positivamente sobre suas habilidades, experiência e caráter.

 

10. Revise e corrija

Após criar seu currículo, os últimos passos essenciais são a revisão e a correção:

• Leia-o em voz alta para detectar erros que podem passar despercebidos durante a leitura silenciosa;

• Peça a um amigo, membro da família ou colega de confiança para revisar seu currículo. Uma segunda opinião é valiosa;

• Use ferramentas de correção ortográfica e gramatical, mas não confie exclusivamente nelas, pois podem não identificar erros contextuais;

• Verifique datas, números de telefone e endereços para garantir que estejam corretos;

• Mantenha um estilo de formatação consistente em todo o currículo, incluindo fontes, tamanhos e estilos;

• Confira se os espaçamentos e as margens estão uniformes.

Revisar e corrigir seu currículo é o toque final que o torna profissional e impactante. Lembre-se de que a primeira impressão é fundamental, e um currículo impecável é sua melhor carta de apresentação.

 

 

Não precisamos enfatizar o quanto ter diferentes habilidades é fundamental para alcançar mais rapidamente seus objetivos profissionais. Inglês, espanhol, informática e áreas mais comuns no mercado de trabalho. A Fisk pode proporcionar tudo isso a você por meio de seu método reconhecido e celebrado há 65 anos.

Conheça os nossos Cursos Profissionalizantes. Você ficará surpreso com o que temos para oferecer na formação de profissionais bem-sucedidos!

 


Seu sucesso faz a nossa história. Vem pra Fisk!

Quem mudou o ensino de idiomas, certamente, vai mudar a sua trajetória! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.