Viver no exterior vai muito além do intercâmbio estudantil. Hoje em dia, muitas empresas multinacionais acabam realocando seus profissionais em diferentes países, dependendo das necessidades e das oportunidades de trabalho. Mas o que fazer quando você quer buscar uma chance internacional para a sua carreira sem, de fato, estar trabalhando em uma empresa internacional?

Por onde começar? Como procurar emprego? Para qual país ir? Como montar o currículo? O salário é bom? Preciso de visto? Bem, essas são apenas algumas das questões que você vai enfrentar se decidir trabalhar no exterior. Venha com a gente que trouxemos 10 dicas para você arrasar no job hunting e se jogar nesse mundão!

 

Tenha um segundo idioma

Nós já falamos aqui como o inglês é o idioma dos negócios. Ainda que o país escolhido não possua o idioma como língua-mãe, ter fluência em inglês ajuda muito na hora de procurar um emprego fora do Brasil. O espanhol também pode ajudar, dependendo da região escolhida. Se você deseja ir para países como a França ou a Itália, tenha em mente que o inglês pode te levar até lá, mas investir no estudo da língua local também será necessário!

 

Pesquise tudo sobre o país para o qual deseja ir

Leia tudo o que puder sobre a cultura local - como a população vive, os pratos, os costumes, as celebrações… Tudo! Se trabalhar fora não foi motivado pelo desejo de morar em um determinado lugar, pesquise como é a vida nesse país.

 

Esteja pronto para viver coisas diferentes

Existem lugares que são extremamente diferentes do Brasil e não apenas na geografia. Ao morar fora, você terá uma experiência totalmente nova. Abra a cabeça, abrace o novo e se jogue no desconhecido!

 

 

 

Qual é o custo de vida?

Esse é um dos pontos fundamentais para quem deseja trabalhar e morar fora. Pesquise o custo de vida na cidade, os valores de aluguéis e a média salarial da função ou da área que você busca. Com isso, você tem uma ideia de quanto será necessário para viver tranquilamente.

 

Rotina e tempo livre

Assim como o custo de vida e o salário, tenha em mente a rotina da profissão escolhida naquele lugar. Quantas horas de trabalho são exigidas? Você terá tempo livre para curtir seu novo lar e vivenciar a cultura local? Lembre-se de que a vida não é apenas trabalho, trabalho e trabalho… Claro que alguns “sacrifícios” podem e devem ser feitos, mas você também tem que curtir a nova fase!

 

Procure um trabalho local

Essa é uma boa prática para você ficar inserido na realidade do país escolhido. Pesquise como as pessoas locais procuram emprego e vá fundo! Monte um currículo (preferencialmente em inglês, se você não for fluente na língua local). Entre em contato com as empresas, busque oportunidades através de plataformas como o LinkedIn ou de outros sites de classificados populares localmente. Assim, você também aumenta o leque de opções fora das escolhas “óbvias”.

 

Certificados e diplomas

A vaga ou a profissão requer diplomas? Às vezes, os requisitos para uma mesma função mudam entre os países. O mesmo vale para as graduações. Pesquise quais são as certificações exigidas, onde as suas se encaixam e como validar estes documentos - diplomas, por exemplo, precisam ser traduzidos.

 

Vistos e permissões

Esse é um dos itens mais importantes da lista! Verifique quais documentos serão exigidos para que você possa trabalhar no país escolhido. Quase todos exigem um visto de trabalho, mas conforme o caso, você precisará apenas de um visto de permanência ou uma permissão de trabalho. Tudo depende do país. Se você já tem um emprego ou se vai em busca de um, a função que vai desempenhar… Pesquise todas as documentações que permitirão você ficar legalmente no país e evite dor de cabeça!

 

Onde morar

Essa parece óbvia, mas é tão importante quanto o visto. Conseguir alugar uma moradia pode ser mais complicado se você for um imigrante. Poderão ser necessários comprovantes financeiros, de trabalho e, possivelmente, de um fiador… Uma boa dica é tentar usar apps para locações de curto período, até conseguir se estabelecer. Se você estiver chegando já com uma vaga de trabalho reservada, o próprio contratante poderá ajudá-lo com a busca e a documentação necessária.

 

Crie uma rede de contatos

Muitas pessoas estão conectadas e trocando experiências. Cada vez mais, empresas modernas desejam diversificar o quadro de funcionários e buscam por pessoas de todos os backgrounds e culturas.

 

 


Faça mais pelas suas conquistas. Faça Fisk.

Saia do básico com o método de ensino Fisk! Aqui, além de aulas dinâmicas, material moderno e professores sempre atualizados, você conta com a ajuda do Cyber Fisk, nossa plataforma gamificada com conteúdos interativos para você aprender mais rápido e de maneira divertida! Venha conhecer os cursos que já transformaram a vida de 15 milhões de pessoas.