Você já deve ter visto o nosso post sobre algumas profissões que exigem o inglês. Mas não podemos negar que, mesmo aquelas atividades que não usam a língua de fato, acabam empregando uma ou outra expressão na rotina de trabalho. Quem está o dia inteiro na internet ou usa as redes sociais sempre encontra termos estrangeiros incorporados ao nosso vocabulário.

 

Para ajudar você a se destacar cada vez mais no ambiente corporativo e, de quebra, treinar o seu inglês, trouxemos um vocabulário recheado de termos que aparecem nas salas de reuniões e escritórios e fazem a rotina do mercado de trabalho - mesmo que a empresa atue exclusivamente no Brasil!

 

Approach
Usado não apenas no ambiente de trabalho, o termo se refere à abordagem da empresa ou do trabalho que precisa ser desenvolvido.

 

ASAP
Esse é o queridinho daqueles que não perdem a oportunidade de se comunicar por e-mail. ASAP ou as soon as possible é usado em qualquer mensagem escrita para dizer que você aguarda um retorno com urgência.

 

Branding
Muito comum no mercado publicitário, o branding da empresa nada mais é do que o conjunto que forma a marca - seu propósito, valores, objetivos e posicionamento no mercado.

 

Briefing
A demanda de um cliente (ou da chefia) com tudo o que é preciso desenvolver chama-se briefing. É uma espécie de resumo da tarefa com um direcionamento da atividade.

 

Brainstorming
Esse termo é bastante comum e se refere ao momento em que diversas cabeças pensantes tentam encontrar as melhores soluções: em uma reunião, todo mundo traz ideias e o objetivo é fazer a discussão aflorar a criatividade até ser decidido o rumo de um determinado trabalho.

 

Budget
É a verba disponível para um projeto, ou seja, o quanto de dinheiro você tem para a realização daquele trabalho.

 

Burnout
Essa palavra tem sido vista com muita frequência nestes tempos de pandemia. Pense numa vela que esgotou seu pavio e não queima/acende mais. É exatamente isso que o burnout significa - você já deu tudo o que poderia e agora está esgotado. A Síndrome de Burnout é quando uma pessoa entra em um estado de esgotamento físico e mental.

 

Business Partner
Como a tradução direta sugere, o Parceiro de Negócios é um termo utilizado para profissionais de recursos humanos que também atuam como consultores de negócios para a empresa. Suas habilidades ajudam numa melhor gestão e desenvolvimento de pessoas.

 

 

Call
As reuniões por vídeo foram simplificadas na famosa call. Aqui vai da preferência de cada um. Muita gente ainda fala que está “em uma videoconferência” em vez de “estou em uma call”.

 

CEO (Chief Executive Officer)
O famosíssimo Chief Executive Officer é o Diretor Executivo (o antigo presidente) de uma empresa. O cargo surgiu nas grandes multinacionais que precisavam de uma figura para comandar as diversas áreas e ramificações da empresa, mas que não fosse o dono, já que elas eram comandadas por acionistas ou por um Conselho de Administração.

 

Coaching
Apesar do boom de coaches que apareceram nos últimos meses, essa atividade é restrita aos profissionais de recursos humanos que oferecem diversos tipos de mentorias e treinamentos dentro de uma empresa.

 

Deadline
No cotidiano de muita gente, este é o prazo para finalizar determinado trabalho.

 

Feedback
O termo já é bastante comum no Brasil e se refere a um “retorno” que o profissional recebe sobre um projeto específico ou sobre o seu trabalho e o seu comportamento.

 

Follow-up
Outro termo simples que nada mais é do que o acompanhamento e a revisão dos processos no desenvolvimento de um projeto.

 

E-learning
Muito utilizado hoje em dia, o e-learning é a aprendizagem realizada por meios eletrônicos, se referindo a todo modelo de ensino à distância através de plataformas digitais e recursos tecnológicos.

 

Headcount
Não está inserido no dia a dia de muita gente, mas o termo representa a quantidade de colaboradores de uma organização.

 

Headhunter
Os “caçadores de talentos” são responsáveis por identificar profissionais que se qualifiquem às vagas disponíveis nas empresas.

 

Home office
Esse é o queridinho de muita gente nesse momento. Apesar de ser difundido no Brasil como o modelo de trabalho em casa, para os nativos da língua a expressão utilizada é “work from home”.

 

Insight
Todo mundo já teve uma inspiração, uma ideia que surgiu do nada… um insight!

 

Job
Significa “emprego”, mas no dia a dia utilizamos a palavra job para definir demandas específicas que temos de cumprir no trabalho.

 

Know-how
Muito discutido também nas entrevistas de emprego, o termo é usado para falar do conhecimento prático adquirido no exercício da profissão.

 

KPI
Os Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Desempenho, são as métricas de avaliação de determinado processo ou atividade. São elas que vão determinar o sucesso de um projeto.

 

Lead
Nos negócios, os leads são clientes em potencial para o seu produto ou serviço.

 

Mailing
Pode se referir a qualquer lista de contato dentro de uma empresa - um mailing de clientes, de fornecedores ou de colaboradores.

 

Meeting
Assim como a call, a tradução é literal e significa reunião.

 

Multitasking
Uma das habilidades cada vez mais exigidas, como o próprio nome sugere, é a capacidade de executar mais de uma função ao mesmo tempo.

 

Networking
Essa é a sua rede de contatos profissionais, dentro ou fora da sua área de atuação. O que vale é o coleguismo e serve como uma rede de apoio para ajuda e troca de favores profissionais.

 

Raise the bar
O termo é usado para aumentar a meta, a expectativa ou o nível dentro de determinada situação.

 

Report
Outro termo simples e claro que significa relatório.

 

Startup
As famosas empresas recém-criadas ganham o título de startup ao adotarem certos padrões de inovação e tecnologia, que se distanciam de uma empresa tradicional.

 

 


Faça mais pelas suas conquistas. Faça Fisk.

A contagem regressiva para o futuro já começou! A Fisk oferece aulas presenciais e on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Matricule-se já!