Hoje, dia 28 de maio, é comemorado o Dia do Hambúrguer ? - essa delícia da culinária americana que ganhou o mundo. Só para se ter uma ideia, atualmente ele representa 60% das vendas de lanches pelo planeta todo!

Selecionamos algumas curiosidades sobre a história desse prato contemporâneo tão apreciado e com um passado cheio de sabores diferentes.

 

De onde ele veio?

Você sabia que a origem do hambúrguer pode ser traçada a partir do século XIII? Historiadores relatam que guerreiros da Mongólia amaciavam pedaços de carne sob suas celas e os comiam durante suas jornadas sem ao menos descer de seus cavalos.

Com a chegada dos mongóis a Moscou, o hábito de consumir carne moída começou a se espalhar pela Europa e evoluiu até tornar-se o prato que conhecemos hoje em dia como steak tartare e que, por sua vez, evoluiu até o Hamburg steak - um disco de carne moída temperada frito - na Alemanha do século XVII. Foram os imigrantes alemães que levaram essa receita de Hamburgo para os EUA.

 

Depois de atravessar o Atlântico...

Embora existam diversas explicações para o surgimento da receita que conhecemos atualmente, uma das mais aceitas aponta que o sanduíche de “hambúrguer” (o disco de carne colocado entre duas fatias de pão) apareceu apenas em 1904, quando o cozinheiro Fletcher Davis serviu sua invenção na St. Louis World’s Fair. Mas a sua popularização concretizou-se em 1921, com o lançamento da primeira rede de fast food americana, a White Castle. O hambúrguer acebolado custava, na época, 5 centavos de dólar. ?

Uma verdadeira estrela!

Em 1937, dois irmãos abriam um pequeno drive-in para vender seus hambúrgueres em São Bernardino, na Califórnia, e naquele momento davam os primeiros passos na criação de uma marca que se tornaria famosa mundialmente. Eram Richard e Maurice McDonald. O resto virou história!

 

Em terras brasileiras

A relação de amor entre os brasileiros e o hambúrguer começou nos anos 50, quando o tenista americano Robert Falkenburg abriu o primeiro Bob’s no Rio de Janeiro. Podemos dizer que foi amor à primeira vista - o Brasil é um dos países que mais consomem hambúrgueres no mundo! ❤️

Quebrando recordes

De acordo com o Guinness Book, o maior hambúrguer foi criado em 9 de julho de 2017, na cidade de Pilsting, Alemanha. Criado por Wolfgang Leeb, Tom Reicheneder, Rudi Dietl, Josef Zellner, Hans Maurer e Christian Dischinger, o lanche que continha três enormes discos de carne, tomates, alfaces, pepinos, cebolas, molho de hambúrguer e um pão pesava 1.164,2 kg. #OMG

Já o FleurBurger - do restaurante Fleur, no Mandalay Bay Casino, em Las Vegas - ganhou o título de hambúrguer mais caro à venda atualmente. O combinado de foie gras, molho especial de trufas e kobe beef*, servido no pão especial de trufas negras e batatas sai por nada menos do que 5 mil dólares. Isso mesmo!

Será que você tem outras histórias incríveis sobre o hambúrguer? Conta pra gente no Facebook, Twitter ou Instagram! ?

 

*Feito com carne de boi da raça japonesa Wagyu, que é considerada a melhor (e mais cara) do mundo.

 


Vem pra Fisk!

Aprender outra língua é também conhecer outras culturas! Com o Cyber Fisk e com o nosso método, você poderá desenvolver suas habilidades para se comunicar com o mundo. Saiba mais sobre nossos cursos e procure nossa unidade mais próxima!