Se você deseja tirar o melhor proveito dos seus estudos, é importante otimizar o seu rendimento com disciplina e organização, mesmo se você não tiver muito tempo disponível.

As tecnologias digitais passaram a fazer parte do nosso dia a dia, tanto para trabalhar, como para estudar, fazer compras e matar a saudade dos amigos. Apesar de serem grandes aliadas, quando utilizadas em excesso, elas também podem se tornar a causa de exaustão mental, dificuldade de concentração e fadiga.

Para evitar toda essa carga negativa, a gente reuniu algumas dicas para você manter o seu estado de espírito equilibrado na busca por mais conhecimento e fluência em outro idioma, afinal, não vai adiantar nada você se dedicar se não estiver absorvendo eficientemente os conteúdos estudados.

 

1) Organize um cronograma

Primeiramente, reconheça quantas horas do seu dia você poderá dedicar aos estudos. É importante que você seja realista neste momento: não estabeleça metas que não poderá cumprir para não se frustrar.

Mesmo que sejam 15 ou 30 minutos, é importante reservar um momento para se concentrar nessa tarefa.

 


A idade não é uma barreira para aprender um novo idioma!

 

2) Escolha o local adequado

Você poderá se dedicar melhor aos estudos se estiver em um local organizado e silencioso, para evitar estresse e ansiedade.

Outra questão importante é a iluminação: durante o dia, dê preferência à luz natural, pois ela aumenta a produtividade.

 

3) Faça anotações à mão

O hábito da escrita possibilita uma fixação mais duradoura e efetiva dos conteúdos na memória. Portanto, mesmo que você esteja estudando através de aulas on-line, nunca esqueça de ter caderno, lápis e caneta por perto.

Lembre que, além de marcar a matéria nas folhas de papel, você também vai marcá-las na mente.

 


Quanto tempo demora para ficar fluente?

 

4) Elimine as distrações

Durante o momento de estudo, silencie as notificações de suas redes sociais e aplicativos de mensagem.

A gente sabe que esse tópico é sensível para muitos leitores, mas acredite, suas direct messages e seus likes poderão esperar!

 

5) Respire fundo

Se você sentir que a ansiedade está tomando conta, feche seus olhos, inspire e expire o ar profunda e lentamente. Isso possibilitará que o sangue flua bem oxigenado em direção ao seu cérebro, trazendo uma maior clareza de raciocínio.

 


Leia mais sobre a importância da leitura para praticar inglês.

 

6) Faça pausas para recarregar a mente

Estudar à exaustão nunca é a melhor forma de absorver e fixar o conhecimento. Saiba identificar o melhor momento para dar uma pausa e, então, tome um lanche com sua família, faça uma caminhada ou tire um cochilo sem culpa!

Seu cérebro precisa relaxar de tempos em tempos, para que você possa voltar a operar no seu nível cognitivo máximo com as energias renovadas.

 

 


Faça mais pelas suas conquistas. Faça Fisk.

A dedicação pode levar você muito longe! Mas, imagine só aonde você pode chegar com um material didático incrível e professores altamente qualificados e treinados! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.