Em geral, costuma-se comparar as crianças na primeira infância às esponjas, pois elas absorvem facilmente todo tipo de informação e conhecimento a que são expostas. Ainda assim, muitos pais acham que o aprendizado de uma língua estrangeira nesse período pode atrapalhar o desenvolvimento da língua nativa. Isso é um mito!

Muito mais coisas do que você imagina acontecem na cabeça dos baixinhos quando eles começam a aprender outra língua logo cedo. Crianças que aprendem o inglês precocemente obtêm uma série de benefícios, não só no aprendizado de línguas em geral, como também em outras frentes de desenvolvimento pessoal para toda a vida!

 

1) Desenvolvimento da cognição

Durante a primeira infância, período que vai do nascimento aos 6 anos, a criança está desenvolvendo sua cognição, um sistema relacionado aos processos mentais que pautam a maneira como aprendem, recordam e consolidam novas informações.

Além disso, os lobos temporal e frontal (regiões do cérebro responsáveis respectivamente pela decodificação e pela emissão de sons) se desenvolvem até os 12 anos de idade.

Sendo assim, quando a criança é exposta a um segundo idioma, pode estabelecer novas conexões neurais muito mais facilmente em comparação a um adulto. E quanto mais o cérebro se exercita, mais ele se desenvolve!

 

 

2) Desenvolvimento da fala e da pronúncia

Pelas mesmas razões que o aprendizado em geral, a pronúncia de uma criança que aprende o inglês precocemente tende a ser muito mais próxima do falante nativo.

Isso acontece, pois o aparelho fonador, ou seja, o conjunto de órgãos responsáveis pela emissão da voz, ainda encontra-se em desenvolvimento. Portanto, quando expostas a fonemas diferentes daqueles da sua língua materna, as crianças conseguem aprender e reproduzir esses sons com mais facilidade.

 


Confira 6 dicas para incentivar as crianças a pensar em inglês.

 

3) Desenvolvimento de habilidades não verbais

Para além do domínio linguístico, pesquisas apontam que o aprendizado de um segundo idioma na primeira infância influencia também habilidades cognitivas não verbais como capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade e atenção.

Aprender um segundo idioma desde cedo possibilita o desenvolvimento de uma criança que pode entender melhor as necessidades de expressão dos outros, resolver questões complexas mais eficientemente e ter mais facilidade na alfabetização.

 

4) Menos timidez e mais sociabilização

As aulas de inglês para crianças são um verdadeiro convite à sociabilização. Com aulas divertidas e atividades interativas, elas exercitam a língua e a convivência em grupo.

Além disso, as crianças conseguem se expressar numa segunda língua com bastante tranquilidade, pois não possuem as mesmas barreiras que os adultos. A naturalidade e a espontaneidade dos pequenos ajuda para um desenvolvimento livre de vergonha e timidez, possibilitando que eles consigam falar sem medo de cometer erros!

 

5) Fluência mais cedo

Esta é uma vantagem bastante evidente: quanto mais cedo a pessoa inicia o processo de aprendizado de uma língua, mais cedo ela se torna fluente.

Além disso, ao se tornar fluente em uma outra língua precocemente, e tendo desenvolvido o gosto pelo aprendizado, abre-se um enorme leque de opções para aprender outras línguas ainda na adolescência ou juventude, aproveitando a estrutura das línguas que ela já domina!

 


Aprenda 5 jogos para ensinar inglês às crianças.

 

6) Melhor futuro profissional

Exigência para qualquer colocação profissional de qualidade, o inglês avançado é um grande diferencial.

Atualmente, com relações internacionais cada vez mais próximas e o uso de teleconferências a todo momento, reuniões entre participantes de equipes de diferentes países se tornaram eventos cotidianos.

Jovens que sabem se expressar com segurança no inglês por terem adquirido proficiência desde cedo acabam se destacando nas empresas em que trabalham!

 

7) Contato com outras culturas

Estar exposto a outras culturas possibilita às crianças se tornarem mais abertas a novas experiências e mais tolerantes à diversidade.

Portanto, os pequeninos que aprendem outro idioma desde cedo têm uma maior propensão a tornarem-se adultos mais empáticos e mais receptivos em relação a hábitos e experiências de vida diferentes. No futuro, serão indivíduos que poderão trocar experiências com pessoas do mundo todo!

 

 

Uma criança deve ter contato com outro idioma o mais cedo possível? Sem dúvida!

O que você deve se atentar é para o método de ensino, para que esse processo todo seja prazeroso, de forma a obter uma atitude positiva em relação ao inglês. É por isso que a melhor opção é a Fisk!

Com nosso método infantil, já abrimos caminhos para milhares de crianças por todo o Brasil, e elas, certamente, podem contar com um inglês de qualidade para um futuro cada vez mais promissor, seja na vida profissional ou pessoal.

 


Dê um PLAY no futuro do seu filho! Inglês a partir de 4 anos.

Além da imaginação, só uma coisa leva as crianças mais longe: o inglês da Fisk. Aqui seu filho dá PLAY no inglês divertido com games, apps, muitas atividades comunicativas e professores que entendem o universo infantil. Cadastre-se e saiba mais!