Atingir um alto nível de fluência em inglês no menor tempo possível é a meta para muitos estudantes do idioma. Para isso, deve-se haver comprometimento, dedicação e muita disposição.

Para que a aprendizagem não se torne maçante e focada apenas nos conteúdos dos livros didáticos, é necessário complementar os estudos com técnicas que tornam esse processo mais dinâmico e prazeroso! Pensando em ajudar você nessa missão, listamos algumas dicas. Confira!

 

Organize-se e planeje

Antes de mais nada, é sempre recomendado que você estabeleça um cronograma. Primeiro, escolha que dias e quantas horas pode se dedicar ao estudo. Então, marque no calendário momentos específicos para estudar.

 

Tenha um aprendizado diversificado

Diversificar as formas como você estuda, alternando-as, é uma solução muito efetiva para evitar a chateação. Aproveite que existe uma infinidade de vídeos, músicas e livros em inglês. Assim, você garante uma compreensão real e prática do que está estudando nas aulas!

 

 


A idade não é uma barreira para aprender um novo idioma!

 

Use papel, caneta e lápis

Essa dica é ótima para ampliar seu vocabulário. O inglês possui muitas palavras que são compostas de formas totalmente diferentes do que estamos acostumados no português - palavras com W, Y, K, EE, OO, LL… Para aprender naturalmente as diversas combinações e variações, basta escrever essas novas palavras. Crie um Caderno de Vocabulário e passe a anotar todas as palavras e expressões novas que você encontrar. Leia, estude e depois coloque tudo em prática.

O processo é bem parecido com o de quem lê bastante, mas aqui, coloca-se em prática a escrita. Então, além de marcar as palavras no papel, você também vai marcá-las na mente!

 

Leia muito!

Falamos do caderno de anotações acima para registrar novos vocabulários e expressões. Agora, que tal se jogar em uma das maiores fontes para essas palavras? E não estamos nos referindo apenas aos livros - leia tudo o que puder, das redes sociais aos sites, passando por blogs e, é claro, chegando nos diversos gêneros literários.

Não existe uma forma melhor de aumentar o seu vocabulário do que a leitura - isso vale para qualquer língua, inclusive o português!

 


Leia mais sobre a importância da leitura para praticar inglês.

 

Conversar

Colocar em prática tudo o que você lê, ouve e aprende é fundamental para alcançar a fluência. Porém, não confunda fluência com sotaque, pois uma pessoa que possui completo domínio do inglês ainda terá um sotaque próprio e isso não é problema.

Uma das maneiras mais divertidas de praticar a conversação é fazer isso com os amigos. Tire um dia para conversar apenas em inglês, treine seu cérebro para pensar e responder na língua estudada. Existem também sites onde você pode conversar com estrangeiros que poderão ajudar na sua pronúncia e dar dicas excelentes.

 

Consuma conteúdos on-line em inglês

Talvez você já até faça isso, mas saiba que o universo on-line é riquíssimo em conteúdos para ajudar no estudo do inglês - youtubers, podcasts e games são apenas alguns exemplos.

Escolha um tema que você curta muito e se jogue! Pode ser ouvindo aquele podcast incrível sobre culinária ou acompanhando um tutorial de make no YouTube. Tente não depender das legendas. Isso pode ser confuso no começo, mas com o tempo você conseguirá acompanhar o conteúdo sem problemas!

 


Quanto tempo demora para ficar fluente?

 

Assista a filmes e séries

Filmes e séries são mídias onde podemos observar a gramática e o vocabulário aplicados em situações do dia a dia. Você consegue se familiarizar com a pronúncia, novas palavras e até gírias. Para começar, escolha filmes e séries que você já assistiu e conhece bem. Reveja sem legendas! Com o tempo, passe a novos conteúdos e veja como você progride.

 

Ouça suas músicas preferidas!

Muita gente acaba cantando suas músicas preferidas sem saber as palavras corretas ou mesmo o significado da canção. Ouça as músicas dos seus artistas favoritos com atenção, identifique palavras, tempos verbais e palavras que você ainda não conhece. Para ajudar, pegue a letra na internet e acompanhe. Assim como no caso dos filmes e séries, com o tempo você já estará tão fluente que nem precisará das letras.

 

 


Faça mais pelas suas conquistas. Faça Fisk.

Saia do básico com o método de ensino Fisk! Aqui, além de aulas dinâmicas, material moderno e professores sempre atualizados, você conta com a ajuda do Cyber Fisk, nossa plataforma gamificada com conteúdos interativos para você aprender mais rápido e de maneira divertida! Venha conhecer os cursos que já transformaram a vida de 15 milhões de pessoas.