Certamente você já deve ter ouvido falar no Thanksgiving, um dos feriados mais importantes para os norte-americanos. O Dia de Ação de Graças é comemorado toda quarta quinta-feira de novembro e, nesse dia, as famílias costumam se reunir e agradecem pelas conquistas alcançadas durante o ano.

Quer saber mais sobre os costumes que marcam a data? Confira as 8 tradições americanas relacionadas ao Thanksgiving que selecionamos para você.

 

1. Turkey Day
Dia do Peru

Não é possível dissociar o Dia de Ação de Graças dos perus. Hoje, você vai ao supermercado e pode comprar a ave que quiser para uma refeição, mas no século XVII, quando os primeiros peregrinos chegaram à região em que seriam constituídos os Estados Unidos, não havia muitas opções para se conseguir alimentos: era necessário plantar e caçar.

Você sabia que o peru é uma ave originária dos EUA? Pois é! E quando os primeiros colonos chegaram havia muitos espécimes disponíveis para caça (um número estimado em 10 milhões). Além disso, trata-se de uma ave maior do que as galinhas e os patos, possibilitando alimentar mais pessoas.

Ou seja, o peru se tornou onipresente no Thanksgiving por seu tamanho e também pelo fato de ser considerado um produto 100% americano.

 

2. Thanksgiving Parades
Desfiles do Dia de Ação de Graças

Outra tradição que se solidificou com o tempo foram os desfiles, antigamente organizados pelos municípios. Com o tempo e com o aumento da complexidade desses desfiles, muitos deles acabaram passando a ser patrocinados por grandes marcas americanas.

A America's Hometown Thanksgiving Parade acontece em Plymouth, Massachusetts, na região onde os peregrinos e índios teriam celebrado o primeiro Thanksgiving. No entanto, a mais conhecida de todas é a Macy's Thanksgiving Parade realizada em Nova Iorque, que conta com carros alegóricos e grandes balões. A primeira foi realizada em 1924 e é tão importante que recebe grande cobertura jornalística, inclusive sendo transmitida ao vivo pela TV.

Outras paradas superconhecidas são a Chicago’s Thanksgiving Parade, a America's Thanksgiving Parade, em Detroit, e a Annual Thanksgiving Parade, em Houston.

 

 

3. Turkey pardon
Perdão do peru

A tradição de “perdoar o peru” é relativamente recente. O National Thanksgiving Turkey Presentation é uma celebração que acontece poucos dias antes do Thanksgiving. Nesse dia, o presidente dos Estados Unidos simplesmente recebia um peru saudável para mostrar à imprensa, como forma de mostrar a produção nacional da ave e agradar aos avicultores.

Só na época do presidente George H.W. Bush a tradição de “perdoar” o peru começou e, de lá, passou a ser muito comentada

Ainda que tenha a ver com o espírito da data é, basicamente, um evento político, pois o presidente tem a chance de falar à imprensa de todo o país e se apresentar à nação na época das festividades. Esse momento também pode ser de muito humor porque, muitas vezes, as aves não parecem ter muita vontade de participar do evento.

 

4. Breaking the turkey’s wishbone
Quebrar o osso da sorte do peru

Nos Estados Unidos, eles também têm uma simpatia com o “ossinho da sorte” - conhecido cientificamente como “fúrcula”. Durante a comemoração do Thanksgiving, duas pessoas quebram esse osso em formato de Y, cada uma segurando de um lado. Segundo a superstição popular, quem fica com o maior pedaço terá seus desejos realizados.

 

5. Sharing what you are thankful for
Compartilhar as coisas pelas quais você se sente grato

Se a data foi concebida para dar graças às conquistas, não basta comemorar com festas e comida. É necessário colocar em prática o “espírito” da coisa.

Por isso, muitos americanos, seja na hora refeição - junto com parentes e amigos - ou mesmo às vésperas da data, têm o costume de agradecer de maneira pública algumas das coisas boas que aconteceram durante o ano. Pode ser um bom emprego, a presença da família, uma boa saúde, a companhia dos seus animais, amizades que se tornaram ainda mais sólidas ou mesmo possuir um lugar para chamar de “lar”.

 


Conheça mais sobre a história do Thanksgiving.

 

6. Giving back
Retribuir

Assim como os brasileiros na época do Natal, os americanos também dão importância à ideia de retribuir o que receberam de positivo durante o ano. Para isso, muitas associações fazem coletas de alimentos não-perecíveis voltadas à distribuição junto às comunidades carentes.

Também é bastante comum que voluntários preparem refeições para populações sem teto e passem a data junto com eles, celebrando esse momento especial.

 

7. Black Friday

A tradição da Black Friday começou em função da data do Thanksgiving. O dia de super descontos começa exatamente na manhã seguinte às comemorações e tem a função de abrir a temporada de compras de Natal, só que com preços bem especiais.

O nome Black Friday tem a ver com o fato dos lojistas fecharem o mês com saldo positivo, graças aos esforços de vendas. Em português, dizemos que “estamos no azul” quando estamos com dinheiro sobrando ou guardado. Mas em inglês, eles usam a cor preta para o balanço positivo.

 

8. Watching American football
Assistir futebol americano

Para os americanos, tão tradicional quanto o Thanksgiving é o próprio futebol americano. Por isso, as famílias unidas pela data aproveitam o feriado para assistir aos jogos dos seus times ou, quando é possível, criam seus times e aproveitam o backyard para jogar as próprias partidas!

Não deixa de ser uma boa ideia fazer um pouco de exercício depois da digestão, porque, falando sério, as refeições de Thanksgiving, geralmente, são para lá de calóricas!

 

 


Faça mais pelas suas conquistas. Faça Fisk.

Nosso objetivo é desenvolver suas habilidades para que você possa se comunicar com o mundo, por meio de aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.