Os títulos que as pessoas recebem dentro das empresas conforme vão evoluindo em sua carreira são conhecidos como corporate titles. Estamos acostumados aqui no Brasil e em outros países com nomes como Presidente, Vice-Presidente e Diretor, por exemplo. Em outros lugares, o nome de Presidente é substituído por Chairman e assim por diante.

Porém, quando falamos no nível mais alto do gerenciamento de uma empresa, também conhecido como C-level ou C-suite (nível de chefia), existem cargos geralmente chamados por siglas que começam com a letra C (Chief). Confira os principais abaixo:

 

CEO
Chief Executive Officer

É sempre o executivo de mais alto escalão da empresa. Geralmente tem uma função de representação corporativa, ou seja, é a “cara” da empresa para o mercado. É o responsável final pela execução dos grandes planos e conta com os conselhos e direcionamentos dados pelos demais C-levels da corporação.

 

COO
Chief Operating Officer

Geralmente segundo no comando da corporação, o COO trabalha diretamente com o CEO e é responsável pela transformação dos planos em resultados. Ele supervisiona a administração e manutenção do operação, lidera e acompanha as operações comerciais.

 


Vocabulário: aprenda 20 termos do marketing em inglês.

 

CIO
Chief Information Officer

Esse é o líder em tecnologia da informação. O CIO tem que ter habilidades e colocar em prática seus conhecimentos de gerenciamento de projetos e controles no que se refere à Tecnologia da Informação para que todos os sistemas da empresa e suas integrações sejam sempre estáveis, seguros e rápidos. Para isso, muitas vezes tem que entender também de outras atividades como gerenciamento de riscos, estratégia de negócios e atividades financeiras. Algumas empresas utilizam a nomenclatura CTO (Chief Technology Officer) para essa mesma posição.

 

CFO
Chief Financial Officer

Se o COO é aquele que tem que fazer as coisas acontecerem, o CFO é aquele que projeta e controla toda a vida financeira da corporação, seja nos resultados comerciais como nos ganhos financeiros que a empresa deverá realizar no mercado.

 

 

CMO
Chief Marketing Officer

Normalmente vindo das área de Marketing ou Vendas, o CMO deve planejar e colocar em operação iniciativas inovadoras de comunicação, analisar oportunidades de ações sociais, estar à frente de desenvolvimento de produtos e serviços, além de cuidar de perto das plataformas de distribuição, para que os produtos cheguem ao mercado com maior facilidade e pelo menor preço possível.

 

CCO
Chief Compliance Officer

Grandes empresas geralmente têm que desenvolver um grande número de políticas e regras para que funcionem perfeitamente. Da mesma forma, por sua importância, também estão sujeitas a um grande número de regras estabelecidas pelo mercado ou pelo governo. Cabe ao CCO analisar essas políticas e acompanhar a empresa para que ela esteja sempre de acordo com tais regulações.

 

CHRO
Chief Human Resources Officer

Empresas com grande número de funcionários demandam uma enorme estrutura apenas para que os seus colaboradores possam ter ambientes de trabalho adequados, tenham políticas salariais justas e possam contar com um processo de seleção eficiente para novos quadros. O head da operação, neste caso, é denominado CHRO.

 

 

Mais alguns corporate titles utilizados

Título: CBDO
Significado: Chief Business Development Officer
Resumo de Atividade: Desenvolvimento de Novos Negócios

Título: CBO
Significado: Chief Brand Officer
Resumo de Atividade: Responsável pela marca e imagem da empresa

Título: CEngO
Significado: Chief Engineering Officer
Resumo de Atividade: Responsável por Pesquisa e Desenvolvimento e Processos de Manufatura

Título: CLO
Significado: Chief Legal Officer
Resumo de Atividade: Responsável pelas questões jurídicas da empresa

Título: CSO
Significado: Chief Sales Officer
Resumo de Atividade: Responsável pelos processos e resultados de vendas da empresa

 

 

Como você pode notar, alguns cargos têm funções semelhantes. Isso acontece porque a distribuição de ações por cargo depende da estrutura da empresa.

Além disso, alguns segmentos de mercado possuem C-suites específicos, como as agências de comunicação (CCO - Chief Creative Officer), as empresas da área de saúde (CMO - Chief Medical Officer) e até mesmo algumas universidades (CAO - Chief Academic Officer).

Portanto, tem muito espaço para você crescer e alcançar um bom posto em uma grande empresa. Quer dar o primeiro passo? Fique com seu inglês em dia!

 


Dê um PLAY na sua vida. Faça Fisk.

Chegou a hora de tirar os seus sonhos do PAUSE. A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.