Passar um tempo fora do nosso país pode ser uma experiência enriquecedora, maravilhosa e um sonho para muita gente! Você nem precisa ficar um ano no intercâmbio; uma semana de viagem já basta para ter experiências fora de série. ❤️

Mas, será que você está pronto para entender alguns dos hábitos mais “estranhos” que os gringos têm? Claro que são coisas incomuns para nós, assim como temos a absoluta certeza de que fazemos muita coisa que, para eles, é super diferente! Tudo é uma questão cultural… o que funciona aqui, nem sempre é bem aceito lá, e vice-versa.

A hora do banho...

Um dos exemplos mais comuns - e que nem deve ser mais tão surpreendente para você - são os hábitos de banho. Enquanto por aqui é bem comum tomar 2 banhos por dia (tem gente que toma até mais!), nos EUA e na Europa eles estão bem com apenas 1 pela manhã ou antes de dormir. E em locais muito frios, algumas pessoas até "pulam" o banho um dia ou outro. Isso faz deles menos limpos do que a gente? Claro que não! Temos que levar em conta que vivemos em um país tropical, onde a temperatura é maior e a probabilidade de precisarmos de mais banhos é maior.

Além disso, vivemos em um país com uma quantidade enorme de lençóis freáticos e, até recentemente, não precisávamos nos preocupar com o abastecimento (ou com a falta) de água. O que não acontece em países como o Reino Unido, por exemplo, que já sofreram com a falta de água em períodos de guerra e inverno, quando o encanamento era precário e os encanamentos congelavam.

 

É só dar a descarga!

Temos outra grande diferença ainda no banheiro! Para os gringos é extremamente impensável jogar papel higiênico sujo no lixo ao lado do vaso. Ele tem que ir com a descarga. Essa é a regra! Claro que eles possuem um sistema de saneamento básico extremamente eficaz e que permite fazer isso, sem que se corra o risco de entupir o banheiro, como aconteceria por aqui.

Posso dar uma olhada no menu?

Mas, que tal passar para diferenças mais agradáveis? Como por exemplo, o fato de que é bem comum levar para a casa a comida que sobrou quando se sai para jantar fora. Você já viu isso em filmes e não é um “faz de conta”. Os gringos acham estranho que tenhamos tanta fartura de comida e que não tenhamos o hábito de pedir o que sobra para levarmos embora numa doggy bag (apelido para embalagens de viagem). Assim como é estranho para eles (e para algumas pessoas por aqui também!) que se coma pizza com talheres ou que se utilize guardanapos para segurar sanduíches e salgados!

E ainda no quesito cardápio, você sabia que os britânicos têm o costume de tomar chá com leite? Ou então, que os americanos preferem seus abacates acompanhados de sal e pimenta-do-reino?

Ah, um lembrete: não esqueça de dar a gorjeta!

 

Tamanho família!

Se você já visitou um mercado americano, sabe do que se trata essa próxima mania: as embalagens super exageradas dos produtos. Sucos, leite, amaciantes… tudo vem em grande quantidade. Isso mesmo. Nada de embalagens de 1 ou 2 L, eles gostam mesmo é de galões! Refrigerante em fast-food? É de 500 ml para mais.

Beijinho, beijinho...

Quando vamos cumprimentar alguém ou nos despedir, costumamos deixar claro como os brasileiros são um povo “sem cerimônias”. Mas saiba que, nos EUA, no Reino Unido ou na Austrália, não é comum abraçar e beijar pessoas que acabamos de conhecer. Nessas bandas, é necessário um nível bem alto de intimidade para que esses contatos físicos não sejam mal interpretados.

 

Vem pra Fisk!

Aprender outra língua é também conhecer costumes diferentes. Aqui, nosso principal objetivo é desenvolver suas habilidades para que você se comunique com o mundo! Saiba mais sobre nossos cursos e procure a unidade mais próxima!