Em um momento da sua vida, você pode ter a oportunidade de trabalhar no exterior ou de exercer um cargo remoto em uma empresa internacional. É bom lembrar que, em outros países, com culturas diferentes existem maneiras diferentes de se fazer as coisas. Quando a gente fala de mercado de trabalho, uma das diferenças quando for enviar o seu currículo é que, junto a ele, você sempre deve anexar uma carta de apresentação (cover letter, em inglês).

Uma carta de apresentação, em geral, é composta por 4 partes:

- Uma saudação
- Uma rápida introdução
- O conteúdo geral
- O encerramento

Vamos ver como se faz isso?

 

Saudação

Aqui você deve se lembrar de direcionar a carta ao recrutador que está oferecendo a vaga. Se você não tem certeza do nome do responsável pela vaga, não tem problema em usar um termo genérico na abordagem.

No primeiro caso, a saudação deve ser simples e direta, com apenas um pronome de tratamento e o sobrenome. Não sabendo o nome da pessoa, use “to whom it may concern”.

 

Dear Mrs. McMillan,
Estimada Sra. McMillan,

ou

To whom it may concern,
A quem diga respeito,

 

Introdução

Na introdução, você mostra que está ciente da vaga, que tem interesse nela e, se for o caso, como tomou conhecimento da mesma.

 

As a highly skilled developer with 11 years of experience, I am writing to express my interest in the Python 3 developer job position at your company.

Sendo um desenvolvedor altamente qualificado, com 11 anos de experiência, escrevo para expressar meu interesse na vaga para desenvolvedor Python 3 em sua empresa.

 


Aprenda 30 expressões do mercado de trabalho em inglês.


 

Conteúdo geral

Nesta parte você poderá detalhar seus interesses e se “vender”. Lembre-se: você já estará enviando o seu currículo anexo. Se for repetir informações que estão contidas nele, escolha apenas aquelas que vão fazer o recrutador pensar que você é a pessoa que ele precisa.

Outro ponto importante é que não se trata de uma carta pessoal. Seja objetivo! Algumas áreas ligadas à criação permitem textos um pouco mais divertidos mas, nessa hora, é sempre bom lembrar que menos é mais.

 

I have been working with Python language for about six years on many different projects, from small to larger ones, in a wide range of business areas. I am a Python certified programmer, and last year I won a Creativity Award for a solution I developed to a real estate company.

Tenho trabalhado com a linguagem Python por cerca de seis anos em diversos projetos, de pequena a larga escala, em uma vasta gama de áreas de negócios. Sou um programador Python certificado, e no ano passado ganhei um Prêmio de Criatividade por uma solução que desenvolvi para uma empresa imobiliária.

 

Encerramento

No encerramento você deve agradecer a oportunidade, reforçar a sua certeza de ser o candidato ideal para a vaga, informando sua disponibilidade para uma entrevista. Lembre-se de deixar seus dados para contato. Depois de tudo isso, você não vai querer que o recrutador, que adorou sua carta e currículo, fique sem saber como te achar, né?

 

My expertise and communication skills make me a great fit for your company and I would much appreciate the opportunity to contribute to your ongoing growth and continued success. Should you require further information, please do not hesitate to reach out. I look forward to hearing from you to discuss this opportunity in detail.

Thank you for your consideration.

Best Regards,
«Name»
«Phone»
«Email»

Minha expertise e minhas habilidades de comunicação fazem de mim uma ótima opção para sua companhia e eu apreciaria muito a oportunidade de contribuir para seu crescimento atual e sucesso continuado. Se forem necessárias mais informações, por favor não hesite em me procurar. Aguardo seu retorno para que possamos discutir essa oportunidade em detalhes.

Obrigado por sua atenção.

Meus cumprimentos,
«Nome»
«Telefone»
«E-mail»

 

Agora é só aguardar o retorno!

Mais uma dica importante: seja bastante fiel à sua experiência tanto na carta de apresentação como no currículo, lembrando que os entrevistadores sempre buscam explorar os pontos mais importantes citados por você. Eles esperam que você esteja pronto para responder tudo sem ter que pensar demais, pois isso demonstra sua real experiência no assunto.

Boa sorte!

 

 


Faça mais pelas suas conquistas. Faça Fisk.

A contagem regressiva para o futuro já começou! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Matricule-se já!