Aprender uma língua com entretenimento é sempre uma boa ideia. É por isso que há tantas dicas de como aproveitar melhor os filmes e as séries para treinar o inglês, ou mesmo ouvindo músicas. Com os games não é diferente!

Os jogos, sejam eles para PC ou console, podem dar uma bela força para melhorar o vocabulário, treinar o ouvido e a leitura da língua inglesa. Você ou seu filho podem aproveitar para tirar o máximo proveito desses momentos de lazer com as nossas dicas!

 

1. Pesquise e avalie

Se você está escolhendo jogos para o seu filho, em primeiro lugar, procure por reviews na internet. Com essas resenhas é possível ter uma boa ideia sobre o conteúdo e a dinâmica dos games, verificando se são adequados à faixa etária dele ou se estão de acordo com os valores que deseja passar para ele.

Lembre-se de que muitos jogos têm opções de compra associadas ao desenvolvimento do jogador, logo, é importante explicar ao seu filho que existe um limite financeiro para isso ou mesmo que não deseja que sejam realizadas compras dentro do jogo.

Dependendo da idade, vale também ficar atento ao acesso das crianças a comunidades associadas aos games, supervisionando sua interação com desconhecidos.

 

2. Procure títulos adequados ao nível de inglês

Quando for comprar um jogo pensando em treinar inglês, tenha em mente o seu nível de conhecimento no idioma. Se escolher um título que exija muito mais do que você consegue compreender, pode ficar um pouco desanimado.

Algumas franquias de jogos têm cutscenes muito longas e complicadas e, nesse caso, devem ser evitadas. Se estiver nos níveis básico e intermediário, procure franquias com diálogos mais simples e recorrentes, como Zelda e Animal Crossing.

Por outro lado, se você já estiver com um vocabulário melhor e boa compreensão de trechos mais longos, conseguirá, por exemplo, entender os arquivos que coletou no decorrer de um dos volumes de Resident Evil.

 



 

3. Leia sem pressa

Nada se aprende na correria. Às vezes, quando nós queremos ganhar tempo, deixamos de dar atenção a palavras desconhecidas, estruturas de frases e até mesmo tempos verbais. Imagine que está acompanhando um trecho em que o personagem principal está contando algo do passado e você entende que a ação vai se dar no futuro. Vai dar tudo errado, né?

Fazer tudo “na pressa” reduz a sua atenção e pode comprometer a compreensão das informações. Considerando que você está aproveitando suas partidas de games exatamente para ganhar tempo na hora de aprender o idioma, não faz muito sentido, certo?

Ah, os textos podem ser lidos em voz alta. Não se preocupe demais com a pronúncia de palavras desconhecidas. Isso é importante para ativar o seu poder de memorização!

 

4. Faça anotações

Não tem segredo. Para aprender idiomas com games, valem algumas das mesmas dicas que também são importantes para ler textos, entender letras de música ou as legendas de seriados.

Ao encontrar palavras e expressões desconhecidas, não confie na sua mente para lembrar depois. Anote suas dúvidas!

E então, quando puder, pesquise com calma para solucioná-las. Sempre que a gente faz alguma pesquisa, acaba se interessando por outras palavras que aparecem no meio do caminho. Ou seja, o aprendizado continua mesmo depois da partida!

 


Conheça as versões em inglês de famosos ditados brasileiros.

 

5. Coloque o listening pra jogo

Treinar o “ouvido” é muito importante para se desenvolver na língua inglesa. O primeiro passo, claro, é configurar o game para o idioma original, quando inglês, e habilitar as legendas no mesmo idioma.

O interessante do listening em videogames é que você vai ouvir os diálogos, principalmente nas cutscenes, com vozes diferentes, de acordo com cada personagem. Alguns possuem vozes mais caricatas, outros falam mais rápido, e isso é ótimo, já que nem todo mundo que encontramos na vida real fala pausadamente.

Como você vai estar por dentro da história e da dinâmica do jogo, as coisas acabam ficando um pouco mais fáceis.

 

6. Faça pesquisas

Tem muito material na internet sobre todos os principais jogos e franquias. Com apenas algumas buscas, é fácil encontrar reviews, dicas e comunidades onde se troca muita informação. E no Youtube, poderá encontrar ajuda nos vídeos de walkthrough, tutoriais feitos por jogadores explicando como passar por desafios ou fases difíceis.

Se conseguir acessar esses conteúdos em inglês, melhor ainda! De tanto estar em contato com o idioma, sua estratégia no jogo só pode melhorar.

É aquela história: se encontrar dificuldades, não desista! Todo processo de aprendizado pode parecer complicado no começo mas, em pouco tempo, você vai estar pontuando alto no inglês. Pode ter certeza!

 

 


Faça mais pelas suas conquistas. Faça Fisk.

Dê uma chance para o seu futuro e para o seu inglês. A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.