Quando o assunto é séries, você já deve estar acostumado a ler e ouvir palavras em inglês. Entre seasons, pilots e finales, muitos vocábulos são absorvidos pelos aficionados brasileiros e passam a fazer parte das discussões na internet.

Pensando nisso, a Fisk preparou uma listinha para facilitar a sua vida! Assim, você vai fazer bonito na hora de argumentar sobre a sua série favorita e não vai ficar à deriva sem entender nada quando te responderem. Vamos lá!

 

Cliffhanger
É aquele final de um episódio ou de uma temporada que te deixa de queixo caído, sem respostas e louco de curiosidade para ver a resolução da situação.

 

Crossover
Acontece quando uma série cruza sua trama com outra. Dessa forma, personagens de outro seriado realizam uma participação especial. Geralmente, trata-se de duas séries do mesmo canal e a união delas serve como um incentivo ao aumento de audiência de ambas.

 

Fall Season
Quando o outono chega aos Estados Unidos (lá pelo mês de setembro), o mundo das séries fica mega movimentado com diversas estreias de séries e novas temporadas começando.

 

Fandom
É, basicamente, o grupo de fãs de uma série ou filme.

 

Flashback
Um recurso narrativo muito comum, acontece quando a trama volta no tempo para mostrar lembranças e acontecimentos do passado de algum personagem.

 

Flashforward
Assim como o roteiro pode voltar ao passado, ele também pode mostrar o futuro, hipotético ou real, dos personagens.

 

Guilty pleasure
Existem alguns seriados que a gente sabe que são ruins ou cafonas, mas que mesmo assim não conseguimos resistir. Esses são os “prazeres com culpa”. Pode assistir, mas tudo bem guardar o segredo só para si! :)

 

Hiatus
É um intervalo que pode acontecer no meio de uma temporada. Esse tempinho pode durar semanas e te deixar numa crise de ansiedade por novos episódios.

 

Hype
Antes mesmo da série estrear oficialmente, você já pode observar todos ao seu redor com a expectativa lá em cima. Esse burburinho, nem sempre reflete de fato a qualidade do produto final. Nem sempre você pode confiar no hype.

 

Mid Season
No universo dos seriados, é a época em que as principais séries dos canais abertos chegam ao final da temporada. Acontece logo no começo do ano, de janeiro a maio.

 

Pilot
Toda série estreia com o seu piloto. É o primeiro episódio que serve como um verdadeiro teste da recepção do público. Aliás, não é raro um episódio piloto vazar na internet antes de sua data oficial de lançamento.

 

Plot
Nada mais é do que o enredo ou a trama. Pode se referir tanto ao arco central da série, como ao fio condutor de uma temporada.

 

Plot twist
Trata-se de um evento dentro da narrativa de uma história que altera, em maior ou em menor escala, os rumos que a série vinha tomando, muitas vezes contrariando noções pré-concebidas que tínhamos anteriormente.

 

Season
Essa é fácil. É a temporada, um conjunto de episódios exibidos durante um determinado tempo. Podem ser de 20 a 26 episódios para seriados da televisão aberta ou de 12 capítulos nos canais fechados.

 

Season finale
É o último episódio da temporada que prepara terreno para a que virá posteriormente.

 

Season premiere
Se a série já passou com louvor em sua temporada de estreia, o primeiro episódio das temporadas subsequentes serão chamados de season premiere.

 

Series finale
É o último episódio da última temporada de uma série. Normalmente, é aí que todos os pontos se conectam e todas as tramas da história terminam. Isso se o fim for realmente planejado e não um cancelamento.

 

Showrunner
É o mandachuva do seriado, o produtor que bate o martelo sobre todas as questões mais importantes da série. Você já deve ter ouvido falar sobre a Shonda Rimes ou sobre o Ryan Murphy…

 

Spin-off
Acontece quando uma nova série surge por derivação de outra. Por exemplo: Better Call Saul é um spin-off de Breaking Bad, Angel é um spin-off de Buffy e The Originals é um spin-off de Vampire Diaries.

 

Spoiler
Tem coisa mais chata do que te contarem o que vai acontecer em um episódio que você ainda não viu? Pois então, essa expressão vem do verbo to spoil, que significa estragar alguma coisa que era pra ser muito legal!

 


Vem pra Fisk!

Aprender novas línguas é também conhecer novos costumes! Aqui, você encontra profissionais que vão ajudar você a conhecer outras culturas e vão ajudá-lo a ter uma vida muito mais Fisk! Saiba mais sobre nossos cursos e procure a unidade mais próxima!