Que o cinema é uma fonte inesgotável de imaginação, todo mundo já sabe! Mesmo com o recente boom dos remakes, a sétima arte é uma área onde podemos sonhar e transformar praticamente qualquer coisa em realidade - dos universos de super-heróis, aos mundos mitológicos fantásticos.

Mas... e quando a fonte inspiradora para tais histórias vem do mundo real? Tem muita gente que torce o nariz para os chamados filmes biográficos, acham boring e sem muita emoção. Mas a verdade é completamente diferente. Existem tantas histórias maravilhosas que, se você não soubesse serem “baseadas em fatos reais”, poderia pensar que foram inventadas!

Por isso, separamos estes longa-metragens sobre pessoas em situações reais e que mostram que, muitas vezes, a vida realmente parece um filme.

 

A Beautiful Mind
(Uma Mente Brilhante)

A história do matemático John Nash (Russell Crowe) que ganhou um prêmio Nobel enquanto convivia com a própria esquizofrenia foi sucesso em todo o mundo! Nash expandiu os conceitos da Teoria dos Jogos - alavancando sua carreira no hall da genialidade. O filme mostra como alguém com uma “mente tão brilhante” sobreviveu aos altos e baixos de uma doença mental - isso, em uma época em que tais enfermidades não eram tratadas com a naturalidade de hoje.

 

Capote

O escritor Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) se joga de cabeça na investigação do assassinato de uma família americana. Para ele, o desenrolar dos fatos pode render uma boa história policial, como nos livros de romance investigativo, tão comuns nos anos 50. Capote acompanha todo o processo, até chegar à captura e ao julgamento dos assassinos. Seu livro, “A Sangue Frio”, revoluciona a escrita moderna, sendo considerado o “pai” do jornalismo literário.

 

The Queen
(A Rainha)

O filme não foca propriamente na vida da Rainha Elizabeth II, mas sim, nos momentos que se seguiram à morte da princesa Diana. Helen Mirren traz vida à monarca em uma encenação de como a família real lidou com a situação - dos cuidados com os netos, William e Harry, à comoção global com o acontecido. De fato, um momento decisivo para a monarquia britânica.

 

The Blind Side
(Um Sonho Possível)

Esse é para assistir com o lenço! A história conta como o jogador de futebol americano Michael Oher (Quinton Aaron) foi adotado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock). Verdadeiros entusiastas do esporte, fizeram de tudo para que Michael perseguisse seus sonhos e atingisse seus objetivos!

 

The King's Speech
(O Discurso do Rei)

Outra história sobre a família real britânica! Dessa vez, sobre o rei George VI (Colin Firth), pai da Rainha Elizabeth II. Desde criança, o jovem monarca teve que lidar com a gagueira e, apenas com a iminência de sua coroação, procurou a ajuda do médico Lionel Logue (Geoffrey Rush). Afinal, como um líder poderia conduzir uma nação, se não conseguia nem terminar um discurso? Com a ajuda da esposa Elizabeth (Helena Bonham Carter), George supera o trauma do discurso em público, o que o filme retrata de forma leve e bastante fiel.

 

Jobs

Ele tinha mania de grandeza e queria dar vida ao inimaginável. Este era o objetivo de vida de Steve Jobs (Ashton Kutcher), um gênio da inovação que agiu impetuosamente, guiado por sua personalidade forte, a fim de colocar no mercado seu mais ambicioso projeto: a Apple. Ta aí uma história que vale a pena se você é fã da marca ou de tecnologia!

 

The Theory of Everything
(A Teoria de Tudo)

Um dos retratos mais fiéis da nossa lista, o filme tem como base a biografia oficial do astrofísico Stephen Hawking (Eddie Redmayne). Diagnosticado com ALS (amyotrophic lateral sclerosis) - ou como muita gente a conheceu, “a doença do desafio com o balde de gelo” -, sua história vai desde os tempos de faculdade, passando pelo casamento com Jane Wide (Felicity Jones), até a publicação de sua famosa obra “Uma Breve História do Tempo”.

 

Vem pra Fisk!

Aprender outra língua é também conhecer novas histórias! Tudo o que você precisa para expandir seus conhecimentos linguísticos é a sua determinação, um método eficaz e muito contato com o idioma que você deseja aprender! Saiba mais sobre nossos cursos e procure a unidade mais próxima!