Mesmo que essa não seja uma data popular no Brasil, com certeza, você já ouviu falar sobre o Valentine’s Day ou Día de San Valentín, um dia apaixonante que faz muito sucesso em diversos países em que se fala inglês e espanhol.

No Brasil, os namoros são celebrados na véspera do Dia de Santo Antônio, o "santo casamenteiro", enquanto o Valentine's Day é celebrado no dia de São Valentim. A diferença entre essas datas causa estranheza em muita gente por aqui.

Como aprender inglês e espanhol também é mergulhar em outras culturas, fizemos essa postagem para explicar tudo sobre a origem e as tradições dessa data. Vamos lá!

 

O que é?

Apesar das origens distintas, o Valentine's Day guarda semelhanças com o Dia dos Namorados brasileiro. Em alguns países também está relacionado com o “amor romântico”; em outros, a data se relaciona a um amor mais universal direcionado aos amigos, professores, filhos, pais e até bichinhos de estimação!

 


Aprenda 40 apelidos carinhosos em inglês para seu crush

 

Origem

Sabe-se que desde o século IV a.C., no Império Romano, todos os anos no dia 15 de fevereiro acontecia o festival da Lupercália, que marcava o início oficial da primavera e celebrava a fertilidade. Durante o festival, rapazes sorteavam nomes de garotas e se transformavam em namorados durante o evento. Inclusive, muitos desses pares acabavam se apaixonando e se casando.

No século V, a Igreja Católica, com o objetivo de erradicar as festas pagãs, substituiu a celebração pelo dia de adoração a São Valentim. Há três candidatos ao posto de homenageado, incluindo um padre, um bispo e um mártir. No entanto, a versão mais conhecida é a do padre Valentim, que teria continuado a realizar casamentos em segredo, apesar da proibição do imperador Cláudio II.

Na época, Cláudio II queria que os homens estivessem focados na defesa do Império Romano e, portanto, precisava de soldados solteiros, em vez de homens casados e formando famílias. Assim, os casamentos secretos realizados pelo padre Valentim acabaram por enfurecer o imperador.

Condenado à morte por sua desobediência, a lenda diz que, num grande plot twist, o padre Valentim se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, e que um milagre teria restaurado a visão da moça. Em sua carta de despedida, ele teria assinado como “your Valentine”, expressão que, hoje em dia, estampa uma quantidade inimaginável de cartões comemorativos.

Valentim foi morto em 270 e, só em 496, o papa Gelásio I o declarou um homem santo. Mas em 1969, a Igreja Católica deixou de celebrar a data assumindo que não havia clareza sobre quem era o homenageado.

 

 

Tradições ao redor do mundo

Em geral, o Valentine’s Day celebra o amor universal, incluindo não só o amor romântico, mas também o amor por amigos e até mesmo pelos bichinhos de estimação. É isso mesmo! Milhões de americanos dão lembrancinhas para os seus pets nesse dia, pois, como sabemos, nossos amigos de quatro patas também participam de nossas vidas com amor incondicional.

Quanto aos amigos humanos, saiba que ser lembrado nessa data é sinônimo de uma grande amizade!

Em muitos lugares da América Latina, como Costa Rica, México e o território dos EUA de Porto Rico, o Día de San Valentín também é conhecido como Día del Amor y la Amistad, e é comum ver as pessoas realizarem atos de apreciação por seus amigos. Na Guatemala, ele é conhecido como Día del Cariño, e na República Dominicana e em El Salvador, é comum fazerem Amigos Secretos para troca de presentes.

Ainda assim, a data tem um forte apelo para os pares românticos. O costume de dar flores de presente vem da Suécia do século XVII, mas acabou sendo agregado à cultura britânica no século XIX.

Em algumas regiões do Reino Unido, as pessoas que desejam começar um relacionamento romântico, colocam, à noite, folhas de louro sob o travesseiro, como uma simpatia para ajudar a conhecer a sua metade da laranja. E na Irlanda, pessoas fazem peregrinação ao Santuário de São Valentim, onde há supostas relíquias do santo, buscando ajuda na busca pelo par perfeito.

Nos Estados Unidos, a tradição de enviar cartões é marcante. Segundo a Greeting Cards Association, anualmente, cerca de 145 milhões de cartões são enviados. Isso representa, praticamente, um cartão para cada 2 americanos com mais de 14 anos (sem contar os cartões produzidos e trocados pelas crianças nas escolas)!

Seja com chocolates, bombons, flores ou cartões, agora você sabe que o dia 14 de fevereiro tornou-se uma data especial para homenagearmos com alegria aqueles que mais amamos!

 


5 filmes para curtir o Valentine’s Day

 

 

É de muito amor que estamos falando! Quer coisa melhor do que isso?

Aproveite que o amor está no ar e mande uma mensagem de todo coração para quem tem um significado especial para você! Não é uma ótima ideia?

 


Seu sucesso faz a nossa história. Vem pra Fisk!

Quem mudou o ensino de idiomas, certamente, vai mudar a sua trajetória! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.