Mesmo que esta não seja uma data popular no Brasil, com certeza você já ouviu falar sobre o Valentine’s Day ou Día de San Valentín, uma data apaixonante que faz muito sucesso em diversos países em que se fala inglês e espanhol.

Na Fisk, o amor está no ar e, por isso, separamos algumas curiosidades sobre o Dia dos Namorados “gringo”.

 

Mas afinal, quem é São Valentim?

Apesar da celebração ter sido instituída durante o século 5 d.C. pelo papa Gelásio I, pouco se sabia então sobre quem seria Saint Valentine. Pesquisas demonstraram que há 3 candidatos ao posto de homenageado: um padre, um bispo e um mártir.

A versão mais conhecida conta que, na Roma antiga, o padre Valentim teria continuado a realizar casamentos indo contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido as uniões conjugais durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Diz a lenda que o padre fora então condenado pela desobediência e que, enquanto aguardava no corredor da morte, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e que um milagre teria devolvido a visão à moça. Em sua carta de despedida, ele teria assinado como “Your Valentine”, expressão que estampa diversos cartões voltados para essa data.

A Igreja Católica deixou de celebrar a data em 1969, assumindo que não havia clareza sobre quem era o homenageado.

 

Um passarinho me contou...

Durante a Idade Média costumava-se dizer que, no dia 14 de fevereiro, os pássaros começavam a formar casais para passarem a primavera.

O sabor do amor

No século XIX, os processos industriais possibilitaram que o chocolate deixasse de ser apenas uma bebida amarga para tornar-se sólido e doce. E foi em 1861 que Richard Cadbury (da empresa britânica Cadbury) produziu a primeira caixa de chocolates em formato de coração, especialmente para as comemorações de Valentine’s Day. Um casamento duradouro que continua firme até hoje!

 

Namoro ou amizade?

Ao contrário do Dia dos Namorados que temos por aqui, nesta data também é comum entregar cartões e presentes para amigos, professores, filhos, pais e até bichinhos de estimação!

 


Vem pra Fisk!

Aprender novas línguas é também conhecer novos costumes! Aqui, você encontra profissionais que vão ajudar você a conhecer outras culturas e vão ajudá-lo a ter uma vida muito mais Fisk! Saiba mais sobre nossos cursos e procure a unidade mais próxima!