Dentre as diferentes formas de se tornar fluente em uma língua estrangeira, uma das mais importantes é a ampliação do vocabulário. Para ter fluência na língua inglesa, entende-se ser necessário conhecer o significado e a escrita de 3.000 e 4.000 palavras. Portanto, vale a pena se esforçar para conhecer novas palavras se você tem pressa para se tornar fluente.

Pensando nisso, a Fisk elencou 5 dicas indispensáveis que vão ajudar muito nesse processo de aprendizado. Vamos a eles!

 

1. Sinônimos e antônimos

A tendência da natureza humana é a simplificação na hora de pensar e agir. Porém, ao repetirmos palavras, além de tornarmos nossos textos e fala mais “simples”, também perdemos a oportunidade de expandir o vocabulário.

Uma forma de resolver essa questão e ter ganhos exponenciais em termos de conhecimento é aprender sinônimos e antônimos. Suponha que você se depare com a seguinte frase:

Her behavior was appalling.
O comportamento dela foi péssimo.

Que outras palavras poderiam ser utilizadas com o mesmo sentido de appalling?

Her behavior was horrible.
O comportamento dela foi horrível.

Her behavior was terrible.
O comportamento dela foi terrível.

Her behavior was abominable.
O comportamento dela foi abominável.

Her behavior was disgusting.
O comportamento dela foi nojento.

Her behavior was gross.
O comportamento dela foi repugnante.

Apesar de o significado direto dessas variantes não ser exatamente o mesmo, são palavras que poderiam ser perfeitamente utilizadas em situações como a da frase original e, com isso, ao descobrir o significado da palavra appalling, você também descobriu novos significados para palavras conhecidas e outras novas palavras que você normalmente não utilizaria.

Outra dica é pensar no sentido oposto, ou seja, pensar em antônimos desta mesma palavra.

Her behavior was pleasant.
O comportamento dela foi agradável.

Her behavior was polite.
O comportamento dela foi educado.

Her behavior was splendid.
O comportamento dela foi esplêndido.

Her behavior was delightful.
O comportamento dela foi encantador.

Her behavior was wonderful.
O comportamento dela foi maravilhoso.

Percebeu? A partir de uma única palavra, agora você tem outras agregadas ao seu vocabulário, além de aprender novos contextos para palavras que você já conhecia.

 

2. Acesso rápido a um dicionário

Um bom dicionário on-line é importante para que você não perca o impulso da curiosidade.

Muitas vezes, quando nos deparamos com uma palavra ou expressão desconhecida, nosso cérebro se acende com a curiosidade de saber o que ela significa. Ocorre que estamos ligados em inúmeros assuntos a todo momento, além de termos inúmeras fontes de distração: de notificações de aplicativos até ruídos ambientais. Isso faz com que, rapidamente, nosso foco mude, e aquela luz que se acendeu com a curiosidade seja substituída por um outro novo interesse.

Por isso, ter uma ferramenta como essa à mão é importante. Tão logo a dúvida surja, faça uma busca. Não perca esse momento importante de aprendizado!

 

 

3. Amplie o contexto

Mais uma vez você está no seu dia a dia tendo contato com a língua inglesa e um novo vocábulo aparece. Dessa vez, ao invés de pensar em sinônimos e antônimos, uma outra forma de amplificar o vocabulário é pensar em que situações aquela palavra aparece, ou seja, em que contexto ela é empregada.

Suponha que você está lendo uma notícia sobre a cerimônia do Oscar e se depara com a expressão EGOT. Após descobrir que ela é um acrônimo utilizado para indicar alguém que recebeu prêmios em quatro das maiores premiações do entretenimento americano (Emmy, Grammy, Oscar e Tony), considerando que você gosta de ler sobre a cultura popular americana, faça uma lista de outras palavras relacionadas.

Pergunte-se “como eu posso dizer”…

  • artista inovador: breakthrough artist;
  • efeitos visuais: visual effects / VFX;
  • atriz coadjuvante: supporting actress;
  • trilha sonora: soundtrack / score;
  • roteiro: script / screenplay.

Assim como no caso anterior, a partir de uma única dúvida, você terá mais algumas palavras novas no seu vocabulário.

 

4. Divirta-se

Não tem quem não se divirta com memes e vídeos virais na internet, e muitos deles também são acompanhados de textos que apresentam vocabulário que desconhecemos e merece ser pesquisado.

O interessante desse tipo de material é que ele pode trazer expressões que estão em uso corrente, como gírias e regionalismos.

Portanto, ao se divertir com um simples meme, você pode estar dando abertura para uma forma bastante positiva de aprendizado, pois ela está associada ao divertimento e momentos de lazer.

Ah, e não se esqueça que essa dica pode ser complementada pelas duas anteriores. Encontrou uma palavra nova? Busque outras de contexto semelhante ou busque sinônimos e antônimos para potencializar o aprendizado!

 

5. Dedique-se ao seu tema preferido

Sempre vamos nos dedicar às coisas que amamos em nossas vidas, e isso é natural. Por isso, se pudermos aproveitar essa energia para o aprendizado do idioma, certamente, daremos passos mais rápidos em direção à fluência.

Suponha que seu assunto de interesse principal seja arquitetura. Procure buscar com mais frequência fontes de informação na língua inglesa! Além do seu vocabulário profissional se ampliar rapidamente, muitas outras situações relacionadas ao tema também surgirão para você com muito mais intensidade.

 

 

Gostou dessas dicas? Então continue lendo o nosso blog! Temos dezenas de ideias e dicas para você ficar com o seu inglês cada vez mais apurado!

Agora, se você quiser avançar realmente rápido no aprendizado, procure uma de nossas unidades e saiba mais sobre os nossos cursos. Nós temos certeza de que você vai se apaixonar pelo nosso método!

 


Seu sucesso faz a nossa história. Vem pra Fisk!

Quem mudou o ensino de idiomas, certamente, vai mudar a sua trajetória! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.