Você já deve ter ouvido por aí que as crianças têm mais facilidade para aprender. Mas, o que quase nunca falam é que, para o aprendizado acontecer, é preciso estímulo e orientação!

Por exemplo, se você deseja que seu filho aprenda inglês, quanto antes ele começar a ouvir sons e palavras nesse idioma, melhor será o seu aprendizado!

Que tal estimular a garotada a criar gosto pelo aprendizado da língua que, no futuro, vai ser importantíssima para a carreira profissional de cada um? Nesse caso, nunca é cedo demais para começar!

Vale reforçar que algumas dessas dicas só vão funcionar se os pais ou cuidadores tiverem alguma noção da língua da rainha. Vamos lá!

 

1. Assistir a desenhos animados ou filmes em inglês

Muitas pessoas falam que o cérebro de uma criança é como uma “esponja”, que absorve tudo muito rápido. Saiba que essa é uma comparação válida, sim. Especialistas dizem que, a partir dos 3 anos, a criança pode começar a aprender uma segunda língua, claro que, nessa fase, apenas ouvindo e interagindo.

Mas ainda assim, mesmo antes de falar, se acostumada a ouvir a sonoridade da língua, uma criança pode ter mais facilidade de, mais tarde, compreender o idioma. Portanto, seja no celular, no tablet ou na TV, deixar um desenho ou filme infantil falado em inglês é, sim, de grande ajuda para o aprendizado futuro.

Mais tarde, quando a criança cresce e aprende a ler, desenhos e filmes falados em inglês, com legendas também em inglês, são bastante úteis. A criança vai associar os sons com as estruturas da língua e aprender de forma orgânica, natural.

Se você, como pai ou mãe, quer experimentar essa técnica, aqui mesmo no blog da Fisk, já fizemos anteriormente um guia com alguns desenhos animados para a garotada aprender inglês enquanto se diverte.

 


Quando devo matricular meu filho no curso de inglês?

 

2. Ouvir músicas infantis em inglês

Crianças adoram música e não é por acaso que existem tantas músicas infantis que a gente nunca esquece!

Na língua inglesa, essas canções são chamadas nursery rhymes.

Conheça algumas delas abaixo:

Old MacDonald Had a Farm

 

The Wheels on the Bus

 

If You’re Happy and You Know It

 

Head Shoulders Knees and Toes

 

3. Colar adesivos nos objetos de casa

Essa é uma dica muito legal, mas para quem já está alfabetizado, porque vai precisar passar a reconhecer palavras no processo de associação.

A ideia, aqui, é colar post-its ou papeizinhos com fita adesiva em diferentes objetos da casa, de forma a começar a criar um vocabulário para a criança.

Cole, por exemplo, o adesivo na janela (e escreva window), na porta, no copo preferido, na geladeira e em outros objetos e locais que você desejar. Fale a palavra em voz alta junto com a criança e faça com que ela repita, sem pressionar, até que se sinta confortável.

Quando a série estiver decorada, procure novos objetos. Pode ser a mesa, a cama, a parede, e assim por diante.

É um jeito fácil de ensinar, porque além de se basear no relacionamento entre pais (ou cuidadores) e as crianças, ainda existe o reforço visual e auditivo! Experimente!

 

 

4. Falar em inglês no dia a dia

Outra maneira muito divertida de ensinar é usando expressões curtas e palavras do dia a dia da criança.

Como todo processo de aprendizado, tudo sempre fica mais fácil se usamos ferramentas de educação, baseadas naquilo que as pessoas gostam. Isso vale para os pequenos também!

Por exemplo, se a menina gosta de brincar com suas bonecas, ensine, aos poucos, como falar as palavras relacionadas: doll, dress, shoes, hair, etc. Se ela estiver brincando de fazer chá com as bonecas: teacup, spoon, table, etc.

Isso vale, também, se a criança gosta de esportes, carrinhos, coleções, videogames. Pegue as principais palavras, ensine-as e depois pergunte: “How do you say this in English?”. Novamente, o importante é que não haja pressão pelo acerto e que o processo fique o mais natural possível.

Vale também para as ações do dia a dia, como os objetos que a criança usa para tomar banho, escovar os dentes ou que coloca na mochila da escola.

Você ainda pode testar pequenas expressões do cotidiano, como hello, please e thank you! Tudo depende de tempo e do grau de diversão que você sentir que a criança está tendo com o processo.

 

5. Brincar com palavras em inglês

Aprender brincando é a melhor forma de aquisição da língua, então uma solução simples é criar dinâmicas em que a criança se veja conquistando vitórias a cada momento.

Para isso, pelo menos duas brincadeiras são fáceis de serem realizadas, em qualquer lugar, desde que elas já tenham algum vocabulário.

No caminho da escola, ou até em viagens, peça:

- Give me a word that starts with the letter A.

Conforme a criança for ficando melhor na dinâmica, você pode desafiá-la um pouco mais e criar critérios para as respostas:

- Give me a fruit that starts with the letter A.

Esse é o tipo de jogo que pode se tornar cada vez mais desafiador, sem precisar de muitas alterações. Por exemplo, em casa, você pode propor jogar Stop, que tem a mesma estrutura: escolher várias palavras, sobre diferentes temas, começando com uma letra determinada.

Para crianças que ainda não têm vocabulário e nem estão preparadas para a escrita, uma outra dinâmica divertida é a do telefone sem fio. Basta juntar 3 ou mais pessoas, escolher uma palavra em inglês e falar para “passar para frente”. É uma maneira muito engraçada de aprender com as mudanças que vão acontecendo.

Uma outra dica interessante é dar uma lida em outro post do nosso blog, em que a gente dá mais dicas de atividades superdivertidas, para fazer a criançada se divertir e ter um inglês cada vez melhor, no futuro!

 

6. Usar games para aprender

Sem dúvida alguma, uma das atividades de maior sucesso para entretenimento que abrange desde crianças até adolescentes são os games, sejam eles de console, PC ou até webgames.

Nós também já preparamos um artigo bem completo sobre este tema, que vai da escolha dos melhores títulos até como tornar a atividade mais educativa.

 

 


Fisk Kids: inglês como o seu filho curte!

Que tal apoiar seu filho na jornada em busca do conhecimento? Ele merece ter acesso às melhores oportunidades com o método Fisk, aprovado por mais de 15 milhões de alunos. Cadastre-se e saiba mais!