Você já deve estar cansado de ouvir por aí que falar um segundo idioma, como o inglês ou o espanhol, é um requisito fundamental para aqueles que buscam conquistar melhores vagas no mercado de trabalho e no meio acadêmico.

Porém, muitas oportunidades de emprego e processos seletivos para pós-graduação, mestrado ou doutorado vão exigir que você comprove o nível de proficiência que você traz, de fato, em sua bagagem intelectual. Não adianta simplesmente dizer que você terminou o curso.

Nessa situação, as certificações internacionais como MET, TOEIC ®, TOEFL ® e SIELE são os meios mais confiáveis e padronizados para atestar suas capacidades! Esses exames têm por objetivo testar sua compreensão auditiva, produção oral, capacidade para leitura e escrita, avaliando o domínio geral de estruturas linguísticas, como ortografia, pronúncia, gramática e vocabulário.

Cada um desses testes possui finalidades diferentes e podem cobrir diferentes níveis de conhecimento linguístico, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas:

Nível Descrição
A1 Pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Pode se apresentar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal, como: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
A2 Pode entender frases e expressões relacionadas a áreas familiares ao usuário, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local, emprego. Pode se comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas. Pode descrever de maneira superficial aspectos sobre seus conhecimentos, ambiente onde vive e necessidades imediatas.
B1 Pode entender os pontos principais sobre assuntos do dia a dia como trabalho, escola e lazer. Pode lidar com situações cotidianas no país onde a língua é falada (viagem de turismo). Pode produzir textos simples sobre áreas familiares e de interesse. Pode ainda descrever experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições. Além disso, pode ainda opinar de maneira limitada sobre planos e discussões.
B2 É capaz de entender ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive textos de caráter técnico se forem de sua área de especialização. Pode interagir com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade de forma que a comunicação ocorra sem esforço por parte dos interlocutores. Pode produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais, indicando vantagens e desvantagens das várias opções.
C1 É capaz de compreender uma ampla variedade de textos extensos e com certo nível de exigência, assim como reconhecer nestes, sentidos e ideias implícitas. Sabe expressar-se de forma fluente e espontânea sem demonstrar muitos esforços para encontrar uma palavra ou expressão adequada. Pode fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto.
C2 É capaz de compreender com facilidade praticamente tudo que ouve e lê. Sabe reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente e resumida. Pode expressar-se espontaneamente com grande fluência e com um grau de precisão que lhe permita diferenciar pequenos matizes de significado, inclusive em situações de maior complexidade.

 

Abaixo, explicamos cada um dos exames e suas peculiaridades:

 

MET

O Michigan English Test é uma avaliação criada pela MLA (Michigan Language Assessments) para avaliar a proficiência geral do estudante de língua inglesa em contextos sociais, educacionais e profissionais e avalia o listening, o reading e o domínio de estruturas gramaticais em situações reais. O resultado do exame abrange os níveis de A2 a C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) que é, atualmente, um dos documentos mais usados como referência para mensurar as habilidades linguísticas de estudantes de línguas estrangeiras no mundo.

Todas as unidades Fisk do Brasil aplicam esse exame para seus alunos, pois ele é um pré-requisito para obtenção do certificado de conclusão do curso.

 

TOEIC ®

O Test of English for International Communication, criado pela ETS (Education Testing Service), avalia a proficiência em língua inglesa no contexto do mercado de trabalho global, comprovando que o falante pode se comunicar com profissionais além de qualquer fronteira. Ele abrange os níveis de A1 a C1 do CEFR e é um dos testes mais utilizados por empresas e agências governamentais ao redor do mundo, com cerca de 5 milhões de avaliações realizadas por ano!

 

TOEFL ® ITP

O Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program - exame igualmente regulamentado pela ETS - tem a finalidade de certificar as competências de listening e reading daqueles que não têm o inglês como língua materna, contemplando propósitos específicos como o monitoramento do progresso de aprendizado do inglês e classificação de nível. Ele permite aferir níveis de A2 a C1 do CEFR.

 

TOEFL ® iBT

O Test of English as a Foreign Language - Internet Based Test é um exame completo para aqueles que pretendem ingressar em alguns programas acadêmicos brasileiros e em universidades de países onde se fala inglês, a fim de atestar todas as suas habilidades de comunicação: listening, reading, writing e speaking. Os candidatos são avaliados e classificados entre os níveis B1 e C1 do CEFR.

 

SIELE

O teste do Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española é desenvolvido pela Universidad de Salamanca, pelo Instituto Cervantes, pela Universidad Nacional Autónoma de México e pela Universidad de Buenos Aires, e avalia o grau de competência em espanhol nas quatro competências linguísticas: compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escritas, expressão e interação orais. Ele é aceito em mais de 75 universidades associadas presentes na Espanha e em 20 países da América Latina. Ele permite a classificação entre os níveis A1 e C1.


Vem pra Fisk!

A Fundação Fisk e algumas de suas unidades franqueadas são centros aplicadores desses exames! Saiba mais sobre as certificações e verifique em quais de nossas unidades você pode realizar as provas.