Não há como ser especialista em algo que você desconhece de uma hora para outra. Temos que ter isso em mente ao aprender uma língua estrangeira.

Pense no tempo que você levou entre entender o significado dos algarismos e fazer contas de cabeça! É tudo um processo.

Da mesma forma, quando falamos em aprender um novo idioma, nos referimos a tornar-se fluente com o passar do tempo. A vantagem é que a cada etapa que você vence, os resultados são imediatamente percebidos. Muito antes de atingir uma fluência plena, você já estará se comunicando em uma nova língua e, como em todo processo de aprendizagem, a gente começa dando o primeiro passo!

Para conquistar essa fluência, é necessário desenvolver as 4 habilidades linguísticas que vamos descrever a seguir.

 

Listening
Ouvir

Se você observar um bebê, logo perceberá que ele está sempre atento aos sons: os adultos falam carinhosamente e o bebê logo retorna com sorrisos ou risadas. Ele ainda não compreende os significados, mas já começa a entender o processo de comunicação por meio da sua capacidade auditiva.

Ouvir é o começo de tudo e é por isso que recomendamos sempre, aqui no nosso blog, que você comece a treinar o seu ouvido com aquilo que você mais gosta. As letras de música preferidas, os diálogos nos games ou séries e filmes com seu áudio original.

O processo de reconhecer sons, palavras e frases é o começo da sua caminhada por um idioma como o inglês. Treine em diferentes condições: vozes femininas e masculinas, pessoas que falam mais rápido ou devagar e sotaques diferentes!

O fato é que ouvir abre um universo de oportunidades de aprendizado, pois nas falas de nativos você encontrará o linguajar autêntico e as chances de treinar a sua próxima habilidade: a fala.

 

Speaking
Falar

O processo de aprendizagem de linguagem com as crianças continua sendo, aqui, uma comparação válida.

Tão logo a criança começa a compreender alguns sons ela passa repeti-los e a comunicação se torna um processo de duas vias. Da mesma forma, o aprendizado de línguas estrangeiras também envolve a repetição de palavras que está intimamente ligada ao listening, já que imitamos os sons que ouvimos.

Falar é uma habilidade fundamental e treinar traz confiança, evitando aquela sensação de “travar”, mais associada à vergonha de se comunicar numa nova língua do que a não saber usar o vocabulário aprendido.

Você pode falar em voz alta e gravar a si mesmo, ou praticar com amigos que também estão estudando. Cantar suas músicas preferidas também é um ótimo treino, mesmo se você ainda não conseguir acompanhar a letra em todos os momentos.

O mais importante é não ter medo de errar, afinal, ninguém nasce sabendo de tudo!

 

 

Reading
Ler

Quando lemos, fazemos associações com os sons das palavras, incrementando as nossas habilidades de listening e speaking. Textos, por serem geralmente mais formais, também nos auxiliam na compreensão da gramática e da sintaxe da língua. Então passamos a perceber, de maneira mais clara, que certas construções no português não funcionam bem no inglês.

A leitura é importante porque podemos ampliar o leque de temas muito além do nosso universo próprio de interesse. Se você gosta de esportes, vai encontrar textos de práticas esportivas não tão difundidas no Brasil como, por exemplo, baseball e hockey. Caso goste de acompanhar a vida de celebridades, certamente as melhores informações sobre Hollywood vão estar escritas em inglês. Suas séries preferidas? Idem!

Ao ler, passamos a encontrar conteúdos não esperados e, nisso, a internet tem papel de destaque. Imagine que você gosta de séries de ficção científica. Ao pesquisar o significado de palavras desconhecidas relacionadas ao tema, você vai encontrar outras palavras e expressões que não são do seu domínio e, com isso, o seu conhecimento se amplificará!

Leia, pesquise, visite diferentes sites… mais cedo do que você imagina, sua capacidade de leitura irá superar todas as suas expectativas!

 

Writing
Escrever

Para você escrever bem, é necessário boas doses de leitura. Isso porque você vai se acostumando com as palavras e, com o tempo, vai poder repetir corretamente o que você leu.

Assim como no português, a língua inglesa também possui registros formais e informais. Para quem está começando, comunicar-se por texto é um excelente treino, pois interações rápidas nas redes sociais e mensagens no Instagram, Telegram ou WhatsApp são maneiras muito interessantes de entrar em contato com o inglês mais simples e informal.

Mas se você deseja atingir um alto nível de fluência, o aprendizado da gramática é fundamental, sobretudo se a aplicação da língua estrangeira for profissional.

Nesse contexto, os textos costumam ser longos e complexos, com um vocabulário mais extenso, uma gramática mais apurada e o cuidado em utilizar o registro formal da língua.

 

 

Ouvir, falar, ler e escrever: não tenha pressa e não espere que essas habilidades se desenvolvam da mesma maneira ao longo do tempo. No começo, é possível que sua compreensão auditiva seja melhor do que sua oralidade. Algumas pessoas, por serem mais tímidas, se desenvolvem mais rapidamente na escrita, por exemplo. Não importa!

O que você deve ter em mente é que aprender uma nova língua é um processo, e é você quem estabelece o ritmo dessa jornada. A única coisa certa é: o foco no aprendizado e um desenvolvimento divertido e natural levarão você mais facilmente à fluência desejada!

 


Dê um PLAY na sua vida. Faça Fisk.

Chegou a hora de tirar os seus sonhos do PAUSE. A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Cadastre-se para receber mais informações.