Londres é uma das mais amadas locações para filmes de todos os tipos e em todos os tempos. Não dá para ficar sem um certo olhar apaixonado quando a gente acompanha seus prédios históricos, as construções típicas, as faixas de rua em zigue-zague e as cabines telefônicas vermelhas.

 

Há quem diga que, em se tratando de Europa, Paris é a cidade do amor. Mas Londres nunca deixou de ser palco de alguns dos filmes mais românticos da história do cinema.

 

Quer uma locação perfeita para um filme de espionagem? Londres. E se o tema for magia? Londres. E, claro, e se o tema for sobre a mais tradicional Casa Real do mundo? Londres!

 

Selecionamos a dedo 10 filmes para você apreciar os mínimos detalhes dessa cidade fantástica. Assim, você treina o seu inglês e ainda se inspira para a sua próxima viagem, escolhendo os lugares mais marcantes para visitar!

 


Bridget Jones’s Diary
O Diário de Bridget Jones

Nesse filme estrelado por Renée Zellweger, a personagem Bridget Jones chega à crise dos 30 anos de idade junto ao período das festas de Ano Novo. Ela decide estabelecer novas resoluções para o ano que chega e dar a volta por cima. Durante seu processo de transformação, ela acaba dividida entre dois amores: seu patrão, o mulherengo Daniel Cleaver (Hugh Grant), e seu amigo de infância, o discreto Mark Darcy (Colin Firth).

A personagem vive de frente ao Borough Market, que tem quase mil anos de história, e a poucos metros da famosa Tower Bridge. Com uma vizinhança dessas, não tem quem não consiga mudar de vida, hein?

 


Notting Hill
Um Lugar Chamado Notting Hill

Julia Roberts e Hugh Grant fazem o par romântico de um dos mais conhecidos filmes locados na cidade. O bairro de Notting Hill, não tão longe das atrações mais conhecidas da cidade, é hoje um lugar descolado, pertinho do Kensington Palace. Isso mesmo! A residência oficial do Príncipe William e da sua esposa Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge.

 


Harry Potter

A saga de Harry Potter tem muito de Londres nos seus episódios. A mais conhecida de todas as locações é a plataforma 9¾, que fica na Estação de St. Pancras, (conhecida anteriormente como King’s Cross Station) que serve como portal de passagem entre o mundo real e o universo mágico da franquia.

Mas não é só por aí que passam as referências londrinas. Na verdade, existem verdadeiros city tours oferecidos por diferentes empresas, envolvendo vários pontos da cidade, em que os fãs poderão entrar em contato com lugares reais por onde Harry e seus amigos passaram, como a Millennium Bridge, a Southwark Cathedral e o beco Goodwin's Court, inspiração para o Beco Diagonal.

 


The King's Speech
O Discurso do Rei

Em O Discurso do Rei, o ator Colin Firth interpreta o Rei George V, pai da atual Rainha Elizabeth II. Por ser uma obra que fala da realeza britânica, o que não faltam são edifícios históricos e locais ligados à Família Real, como o Buckingham Palace, The Mall, St. James’s Park, Old Royal Navy College e o Regent’s Park.

 


Sherlock Holmes (2009)

Não é possível deixar de associar Sherlock Holmes com a famosa Baker Street! Apesar do famoso endereço 221B da sua residência ser fictício, na mesma rua foi criado um museu onde você pode conhecer tudo sobre esse famoso personagem dos livros de Sir Arthur Conan Doyle e ainda passear pela região que era, já à época de Sherlock, onde viviam as pessoas mais ricas da cidade.

 


Match Point
Ponto Final - Match Point

Match Point é imperdível para os fãs de Woody Allen. O diretor tem New York como sua cidade do coração e, sempre que pode, filma por lá, mas mesmo ele não resistiu aos encantos da capital inglesa, que foi o cenário desse filme cheio de reviravoltas.

Entre os pontos de destaque para quem quer conhecer a cidade estão o Tate Modern ( principal museu de arte moderna britânico), a Royal Opera House, além da vista espetacular do apartamento do personagem Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers): o River Thames e o Palace of Westminster.

 


Love Actually
Simplesmente Amor

Cinco histórias de amor que se desenvolvem na capital inglesa conforme o Natal se aproxima. Com um elenco cheio de estrelas, inclusive o brasileiro Rodrigo Santoro, Simplesmente Amor também está cheio de paisagens londrinas inesquecíveis.

Entre elas, o Heathrow Airport (onde você vai desembarcar quando chegar do Brasil), o sofisticado bairro de Mayfair, Notting Hill e a loja de departamentos Selfridges. Ah, o filme mostra também o famoso número 10 da Downing Street, que é a residência oficial dos primeiros ministros britânicos!

 


The Queen
A Rainha

O filme A Rainha mostra o período cheio de emoções em que ocorreu a morte da Princesa Diana, porém sob a ótica da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, interpretada pela premiadíssima Helen Mirren.

Assim, como em o Discurso do Rei, as locações são principalmente as regiões do núcleo do poder britânico, como o Buckingham Palace e a casa do Primeiro Ministro, o já mencionado número 10 da Downing Street.

 


V for Vendetta
V de Vingança

Hoje, V de Vingança parece um filme premonitório, sobre um vírus que se espalha pelo mundo no final da década de 2020 e as disputas políticas desencadeadas a partir daí. Ainda assim, mesmo para quem está cansado desse assunto, vale muito a pena assistir, pois são várias as locações por toda a cidade de Londres. Muito das ações ocorrem na região da Parliament Square, Trafalgar Square (onde está a famosa coluna de Nelson), a rua Cloth Fair, ao lado da St. Bartholomew’s Church e até mesmo locações no metrô londrino, como a Aldwych Tube Station.

 


Mary Poppins Returns
O Retorno de Mary Poppins

Ao contrário da produção original, de 1964, que se utilizou de estúdios em Hollywood, a continuação de Mary Poppins de 2018 foi filmada na cidade de Londres mesmo! Para quem gosta, é uma bela opção de filme musical!

Algumas das locações do filme estão na região de Covent Garden, reconhecida pelas suas várias opções de entretenimento, lazer e cultura, como é o caso da Royal Opera House. A região também é conhecida pelas performances de rua, estabelecimentos comerciais e pubs tradicionais.

 

 


Faça mais pelas suas conquistas. Faça Fisk.

A contagem regressiva para o futuro já começou! A Fisk oferece aulas presenciais ou on-line, muita interatividade com a plataforma Cyber Fisk, certificações internacionais e vários outros benefícios. Matricule-se já!