Uma das primeiras coisas a se fazer quando planejamos uma viagem para o exterior é pesquisar um pouco sobre hábitos e costumes. É fundamental que a gente saiba como as pessoas daquele país vivem, se comportam, o que é aceitável fazer em público, o que pode ser considerado uma ofensa...

Mesmo com a quebra das barreiras geográficas que a internet e as redes sociais trouxeram, tem muita coisa que ainda precisamos aprender para não pagar mico, ou pior, ser desrespeitoso com algum estrangeiro.

Mas não se preocupe! Trouxemos algumas das gafes mais comuns que brasileiros podem cometer ao viajar para fora e vamos ajudar você a se preparar com antecedência.

 

1 - Esquecer de dar a gorjeta

Todo mundo já ouviu falar sobre a prática de dar gorjetas nos EUA. Mas você também deve estar atento quanto a isso se estiver em países como Índia, Espanha e África do Sul. Por aqui, uma porcentagem já é adicionada à soma quando pedimos a conta em um restaurante, mas para os americanos, indianos, espanhóis e sul-africanos, o costume é entregar a gorjeta diretamente ao garçom. Outro detalhe importante é que essa gratificação não se aplica apenas nos restaurantes, ela vale para qualquer serviço que dependa de um atendimento, como em hotéis e táxis.

 

2 - Atrasar não é elegante

Outro costume bastante famoso é a pontualidade britânica. Eles realmente fazem jus à sua fama, mas ela não é exclusividade apenas na terra do Big Ben. Claro que, de um modo geral, essa questão encontra algumas variáveis quanto ao grau de intimidade entre as pessoas, idade e ocasião (se é um compromisso de trabalho ou não, por exemplo). Mas nem por isso devemos seguir com a nossa percepção corriqueira de que 15 minutos de atraso são aceitáveis.

Aliás, atrasar não está com nada, né? Nem no Reino Unido, nem na Espanha, nem na Alemanha e muito menos no Brasil. Imprevistos acontecem, claro! Mas temos que fazer o máximo para cumprir com os nossos compromissos... seja uma reunião de negócios ou um jantar com amigos.

 

3 - Invadir o espaço pessoal com muito contato íntimo

Esse é um dos maiores problemas para os brasileiros que viajam! Nós somos reconhecidos mundialmente por demonstrarmos afeição facilmente, ou seja, nem conhecemos direito a pessoa e já estamos abraçando e dando beijinho no rosto. Na Europa e na América do Norte, o cumprimento recomendado é apenas o aperto de mão.

E quando for pedir uma ajuda, NUNCA coloque aquela mãozinha simpática sobre o ombro do seu interlocutor!

 

4 - Entrar calçado dentro de uma casa e de alguns estabelecimentos

Em países asiáticos como Japão e Coreia, o costume de retirar os sapatos na porta de casa e de alguns estabelecimentos vai além da higiene do ambiente. Tem a ver com a limpeza espiritual e o fato de que devemos deixar as impurezas fora de casa. Ninguém quer atrair a energia negativa de fora para um local onde só pode ter coisas boas!

 

5 - Tentar dar um “jeitinho brasileiro” no transporte público

Nada de querer ser o espertinho que vai pegar o melhor lugar para se sentar. Em boa parte dos países europeus, as pessoas realmente esperam os passageiros desembarcarem do transporte público antes de embarcarem e, nas escadas rolantes, todo mundo respeita a esquerda livre para os mais apressadinhos.

Além disso, em países como Alemanha e Itália, você não precisa passar por uma catraca para entrar nas estações de trem e metrô. Tentar tirar vantagem nessas situações pode ser constrangedor, pois, durante o trajeto, certamente um fiscal passará para conferir o seu bilhete.

 

6 - Fazer “paz e amor” só que ao contrário

No Reino Unido, na Irlanda, na Austrália, na África do Sul, na Índia e na Nova Zelândia, quando for pedir dois refrigerantes, dois hambúrgueres ou dois chocolates quentes, não levante dois dedos para cima com as costas das mãos voltadas para seu interlocutor.

Use o mesmo gesto do “paz e amor” para que não pensem que você está mandando um xingamento na mesma linha do “dane-se”.

 

7 - Chamar pelo primeiro nome

Essa dica funciona dentro das salas de aula (do intercâmbio), nas reuniões de trabalho e na companhia de qualquer pessoa com quem você não tenha intimidade: sempre use o sobrenome ao falar com alguém que não seja seu buddy. A first-name basis é reservada apenas para pessoas mais próximas!

 

8 - Não deixar seu celular no modo silencioso

Assim que desembarcar no Japão, não se esqueça de colocar o seu celular em modo silencioso, já que é considerado falta de educação andar com um celular barulhento em lugares públicos. Inclusive, você pode incomodar todos ao redor apenas atendendo a uma ligação enquanto estiver no transporte público, uma vez que muitos querem aproveitar o trajeto para descansar os pensamentos.

 

9 - Não saber o básico do idioma

Saber algumas palavras básicas mostra que você tem interesse naquela cultura, mesmo que não saiba muita coisa da língua. Os gringos levam em consideração o fato de você tentar se comunicar com eles, mesmo não conseguindo - isso é considerado uma atitude de boa-fé e super bem-vista!

 

10 - Esquecer de usar as “palavrinhas mágicas”

Claro que não deixaríamos de falar sobre isso. Educação é bom e cabe em qualquer lugar. Por isso, nunca se esqueça de usar palavrinhas mágicas como excuse me, please, thank you e sorry durante a sua viagem!

 


Vem pra Fisk!

Em sua próxima viagem, não se esqueça de colocar o inglês ou o espanhol em sua bagagem. Na Fisk, além de aulas dinâmicas, material moderno e professores antenados, você conta com a ajuda do Cyber Fisk, nossa plataforma gamificada com conteúdos interativos para você aprender mais rápido e de maneira divertida! Saiba mais sobre nossos cursos e procure a unidade mais próxima.